quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sebrae divulga proposições de seminário sobre políticas para o setor madeireiro

Com o propósito de reunir contribuições para o fortalecimento do setor florestal, o Sebrae por meio do Projeto Madeira Sustentável, realizou na última sexta-feira, 26, o Seminário do Setor Madeireiro, que teve a participação de 140 pessoas entre madeireiros, associações, estudantes e profissionais.

Do seminário foram deliberadas ações emergenciais para o crescimento do setor madeireiro como a construção de uma força tarefa para maior agilidade nos processos de licenciamento dos planos de manejo, a implementação de um Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos ambientais, ordenamento territorial dos estados do Pará e Amapá e a viabilização de alternativas para o surgimento de matéria-prima para o setor florestal.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Alfeu Adelino Dantas, “o papel do seminário foi conscientizar a todos sobre seus deveres e direitos e mostrar que o Estado do Amapá tem um grande potencial a ser explorado e desenvolvido dentro da lei. Sendo que, o Sebrae apoiará o setor por meio de ações que busquem alternativas que contribuam com o desenvolvimento desse segmento”, disse.

Outro resultado importante do seminário foi à criação de uma comissão que tem por objetivo fiscalizar, identificar as dificuldades e propor soluções para a viabilização do setor madeireiro. A comissão é composta pelo Sebrae, Sindicato das Indústrias de Extração e Desdobramento de Madeira do Estado do Amapá (Sindmadeiras), Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico (Sede), Secretária de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto Estadual de Floresta (IEF), Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Com informações do Sebrae/AP.

Nenhum comentário: