quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dalva propõe nova política mineral para o Amapá

A deputada Dalva Figueiredo (PT/AP) propôs esta semana ao governador Waldez Góes a criação de uma agenda para implantação de uma nova política mineral para o Amapá. A proposta contém duas frentes, uma ligada à produção de ouro sustentável e outra a produção de carvão verde em áreas de assentamentos rurais, fomentando novas atividades econômicas nesses locais.

A proposta da parlamentar visa num primeiro momento à recuperação ambiental dos garimpos do estado, a criação de um cadastro mineralógico, além da produção de carvão vegetal visando fortalecer a produção do ferro-guza, com o intuito de transformar o Amapá num novo pólo de aço e ferro no país.

A segunda questão proposta pela deputada Dalva contempla a implantação de um projeto sustentável para a produção aurífera no Amapá. O objetivo é aliar a prática atual com novas modalidades de produção para agregação de valor como, por exemplo, através produção de biojóias - que une metais e artesanato - para o mercado interno e externo.

A iniciativa surgiu após a visita do diretor-adjunto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), João César Pinheiro, que a convite da deputada Dalva, veio ao Amapá para discutir assuntos ao ligados ao Garimpo do Lourenço, no município de Calçoene, referentes a recuperação ambiental da área e a atração de investimentos para o local, por meio do fortalecimento das cooperativas de garimpeiros, além da instalação de grandes empresas do setor de mineração.

Participaram da reunião a deputada Dalva Figueiredo, o governador Waldez Góes e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Amanajás.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Deputada Dalva Figueiredo (PT/AP).

Um comentário:

Anônimo disse...

Zicão. O quê VC acha, quem tá mais feia na foto, a Dalva ou a Fátima. responda com argumentos para o seu amigo.