terça-feira, 7 de outubro de 2008

Como fica o cenário das eleições para o 2º turno?

Já começaram as negociações para composição de alianças no 2º turno das eleições municipais de Macapá. Ontem, além de realizarem a avaliação estratégica das campanhas no 1º turno, os partidos - PDT e PSB - também definiram as suas diretrizes para a política de alianças na segunda etapa do pleito na capital.

Política de alianças

O PDT definiu a composição de uma frente ampla que reaglutine os partidos da base governista envolvidos na disputa e, possa incluir o até então oposicionista Lucas Barreto (PTB), antigo aliado. Já o PSB definiu que priorizará a construção de uma frente no campo democrático-popular, que nada mais é do que poder reunir no mesmo palanque Lucas Barreto (PTB), Dalva Figueiredo (PT), Moisés Souza (PSC), Fátima Pelaes (PMDB) e o próprio Joinville Frota (PSTU).

Apoios políticos

De acordo com informações preliminares alguns candidatos e partidos já definiram a política de alianças para o 2º turno. Moisés já afirmou que seguirá com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Amanajás (PSDB). O PT reúne hoje à noite a executiva estadual para definir a política de alianças. O PMDB acerta hoje os ponteiros com o Setentrião. Fátima isoladamente deverá seguir o seu partido. O PSTU já definiu o voto nulo. O PC do B de Milhomen está em conversação com o PDT. E, Lucas Barreto ainda não definiu apoio. Tem valorizado o passe por conta do bom desempenho no 1º turno e, está sendo assediado pelos dois candidatos.

Notáveis no 2º turno

O segundo turno também trará alguns notáveis no palanque dos prefeituráveis. Pedro Paulo, José Sarney, Papaléo Paes, Gilvan Borges, Jorge Amanajás deverão aparecer no palanque de Roberto Góes. Ainda não se sabe se João Capiberibe - o Capi - dará as caras em apoio a Camilo. O ex-governador até então só apareceu para pedir voto de legenda ao PSB no programa eleitoral da vereança.

À medida em que forem "fechadas" as alianças, noticiaremos aqui no blog.

Os votos da situação e da oposição

Ainda, de acordo como blog Repiquete no meio do Mundo, link ao lado, os candidatos da base aliada do Governo, Roberto, Dalva, Fátima e Moisés Souza, tiveram juntos 40,98 % dos votos, totalizando 74.178. Enquanto que os candidatos de oposição, Camilo, Lucas e Frota, tiveram 59,02% dos votos, totalizando 106.847 votos. Contudo, na opinião de analistas "eleição em segundo turno é outra eleição". Então ainda teremos muitas surpresas pela frente...

(Foto: Jornal do Dia)

Nenhum comentário: