quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Um artigo interessante...

Pobre Keynes

Tudo indica que o crash de 2008 decretou o fim da atual etapa de predomínio conservador na história do pensamento econômico - pelo menos até que o pêndulo volte a oscilar. Foram cerca de quatro décadas de desregulamentações, de esforços no sentido da redução da presença dos governos na economia e de renovação da crença de que os mercados, livres de interferências dos governos, são os promotores superiores da eficiência, da estabilidade e, enfim, do desenvolvimento.

Não surpreende que o longo período de estreita vigilância sobre a "a apropriação privada dos recursos públicos" – mote a que os neoliberais reduziam toda e qualquer tentativa de aplicação de políticas afirmativas, seja no campo produtivo, seja no campo social – esteja chegando ao fim com a maior apropriação privada de recursos públicos de que o mundo já teve notícia. E que a intervenção, de proporções inéditas, tenha sido decidida e executada por governos conservadores.

A História, afinal, é um tecido costurado com a linha das ironias. Sinal da crise das idéias econômicas neoliberais, a velha e surrada expressão "agora somos todos keynesianos", a que os conservadores lançam mão para legitimar a hipocrisia do recurso à intervenção salvadora, está de volta.

Leia aqui na íntegra o artigo de José Paulo Kupfer.

Nenhum comentário: