segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eleição plebiscitária em Santana...

As eleições em Santana apresentaram um espectro um tanto interessante esse ano. A disputa ganhou um aspecto plebiscitário, uma vez que três líderes políticos que já tiveram a oportunidade de governar o município, estariam no embate. E, conforme apontavam as pesquisas de opinião, os três candidatos é que dariam o tom da campanha municipal, apesar de outros participarem do pleito como coadjuvantes.

Três projetos de cidade, três projetos de governo estariam em jogo e, o povo de Santana teria a oportunidade histórica de escolher qual o melhor para o município.

Antonio Nogueira (PT) concorrendo a reeleição de um mandato que iniciou em 2005, contando com o apoio de 6 partidos (PT/PSB/PMN/PTN/PR e PC do B). Rosemiro Rocha (PTB), que já tinha governado em duas oportunidades entre 1989-1992 e 2000-2004, também estava no páreo com o apoio de 5 partidos (PTB/PSDB/PT do B/PRB e PPS). E, por último Geovani Borges (PMDB) que administrou a cidade no período de 1993-1996, completava os nomes da disputa, tendo o apoio de 6 partidos (PMDB/PSC/PTC/DEM/PV e PSL).

Além do apoio partidário, alguns caciques políticos entraram em cena para dar apoio aos candidatos. Subiram no palanque de Rosemiro o vice-governador Pedro Paulo, o senador Papaléo Paes, o ex-deputado Eduardo Seabra, a primeira dama do estado, Marília Góes e o deputado Bala Rocha, que inclusive declinou de sua candidatura para apoiá-lo. Já Geovani Borges trouxe consigo o apoio do irmão e senador Gilvan Borges, do senador José Sarney e de mais da metade da bancada da Assembléia Legislativa e da Bancada Federal. Nogueira não foi tão hábil na busca de apoio político e praticamente competiu sozinho. Pois até os ministros de Lula que apareceram em seu programa foram reivindicados pelos demais partidos da base do Planalto.

A disputa foi bastante indefinida desde o primeiro momento. E foi um sobe-desce nas posições até meados da eleição, quando de fato Nogueira começou a liderar de forma isolada. Geovani e Rosemiro oscilavam na segunda posição, conforme demonstrou o blog com base em pesquisas de opinião registradas no TRE. A Justiça Eleitoral quase interferiu no processo eleitoral quando cassou o registro de Nogueira e Geovani há dois dias das votações, em dois julgamentos confusos.

Mas o plebiscito aconteceu no dia 05 de outubro e, pelo resultado, a população santanense escolheu Nogueria como o melhor projeto para governar Santana mais uma vez. E, agora a sua responsabilidade é bem maior do que na primeira eleição. Espero que o prefeito reeleito possa colocar em prática os princípios defendidos em seu programa de governo: participação popular, reforma urbana e modernização administrativa. Afinal, Santana não pode mais esperar!!!

Nenhum comentário: