quarta-feira, 8 de outubro de 2008

PT decide hoje com quem fica no 2º turno...

A reunião de ontem do Partido dos Trabalhadores discutiu as diretrizes para a política de alianças. Mas ainda não definiu o apoio do partido a nenhum dos candidatos.

Ficaram agendadas inúmeras conversas para o dia de hoje, com todas as forças políticas, tendo o intuito de estabelecer de que lado ficará o partido no 2º turno da eleição.

Tendências

O partido ficou dividido em duas tendências. Uma que defende manter-se na base do governo e declarar o apoio a Roberto Góes (PDT). Mesmo que isso indiretamente fortaleça o acordo que a candidatura representa, que é o apoio a Jorge Amanajás (PSDB) em 2010 para o governo do estado.

A outra tendência foi a defendida pelo prefeito de Santana, Antonio Nogueira, que defende a construção de um projeto partidário próprio para 2010, independente, sem ir a reboque de nenhum grupo político. Também defendeu não haver acordo em apoiar o candidato do bloco governista da Assembléia Legislativa.

O PT reunirá novamente até o final do dia de hoje para definir com quem se aliará no 2º turno. E mesmo que decida apoiar algum candidato tudo indica que o acordo só valerá para as eleições deste ano.

Correção

Em postagem anterior atribuí ao prefeito Antonio Nogueira a declaração de que estaria magoado com grupo parlamentar da Assembléia Legislativa por conta do apoio político dado a outros candidatos em Santana. Assessores de Nogueira esclarecem que a afirmação não reflete o pensamento do prefeito, o qual sempre manteve boas relações com bancada estadual e, que continuará mantendo. E sobre o apoio a candidatos, disseram que é típico do processo político e, que nem mesmo foi solicitado apoio dos parlamentares assembleianos nas eleições desse ano.

"A posição de Nogueira em não referendar o programa defendido pelos deputados para 2010, não tem nenhuma relação pessoal ou institucional. É uma questão de política. É a defesa de um projeto de construção partidária, o que é legítimo numa democracia" - afirmam petistas de Santana.

Nenhum comentário: