domingo, 1 de junho de 2008

Notinhas políticas...

Bola cheia

O Governador Waldez Góes mandou bem ao propor, na época do lançamento do Plano Amazônia Sustentável, a criação de um forum de governadores para debater as políticas de desenvolvimento regional na Amazônia. A idéia foi aceita e na última sexta, dia 30 de maio, aconteceu o primeiro evento do forum com a presença de todos os governadores da região.

Primeiras medidas

Os governadores que participam do Fórum assinaram um termo de adesão tendo como compromisso a erradicação do sub-registro civil, a inclusão de pessoas com deficiência e a redução da violência contra crianças e adolescentes. As ações do termo serão desenvolvidas sob a coordenação da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da Republica. Os investimentos previstos nas três frentes somam mais de R$ 4,4 bilhoes.

Já tem candidato

O Partido Socialista Brasiliero já anunciou o seu pré-candidato ao cargo de prefeito de Macapá. É o deputado estadual Camilo Capiberibe. A decisão é resultante do bom desempenho do parlamentarm da sua visibilidade perante à opinião pública e da boa cotação nas intenções de voto da capital. No PSB ainda tinha quem defendia que o ex-governador João Capiberibe é quem deveria ser o candidato por conta da sua liderança absoluta nas pesquisas de opinião.

Dois palanques?

Algumas atitudes serão inéditas nas eleições desse ano. É o caso do pefeito João Henrique (PT) que por enquanto tem subido em dois palanques: o de João Trajano candidato a sua sucessão pelo Partido da República (PR) e da deputada Dalva Figueiredo (PT) sua companheira de partido. Mas outro caso mais inusitado é o do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Amanajás, que terá que subir no palanque do seu colega Roberto Góes (PDT), do seu quase irmão, o ex-deputado Lucas Barreto (PTB), e o do deputado Davi Alcolumbre (DEM) para cumprir a aliança nacional DEM/PSDB.

Lista da maldição

Tem muita gente que postula concorrer a algum posto nas eleições desse ano que anda de "orelha em pé" com anúncio da lista dos inelegíveis pelo Tribunal de Contas da União (TCU). É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não "livrará as caras" como na eleição anterior de quem tiver com o nome na lista. Aí, nesse caso, vamos ter muita cartinha fora do baralho...!

Listinha 2

Agora imaginem se a idéia do ministro Aires Brito, atual presidente do TSE, de que quem estivesse com processo em tramitação nas instâncias judiciárias não pudesse registrar candidatura? Pelo visto não teríamos candidato para disputar a eleições...

Nenhum comentário: