quinta-feira, 5 de junho de 2008

Uma tacada de mestre...

Se compararmos o cenário político macapaense a uma partida de sinuca, poderemos dizer que a mexida que consolidou a aliança eleitoral PDT/DEM/PSDB foi uma tacada de mestre.

A composição, em uma tacada só, conseguiu inviablizar várias pré-candidaturas a sucessão do prefeito João Henrique (PT). Primeiro, porque se resolveu uma indefinição política sobre quem seria o candidato da base assembleiana-palaciana ao Governo do Estado em 2010, que nesse caso será o deputado Jorge Amanajás (PDSB). Em segundo lugar, definiu-se também os dois nomes para o senado: Waldez Góes (PDT) e Papaléo Paes (PSDB). E, em terceiro lugar, consolidou-se a candidatura pedetista do deputado Roberto Góes (PDT) na corrida pela PMM, tendo a presidente da Câmara de Vereadores, Helena Guerra, como vice.

A decisão foi um nocaute em todas as forças políticas, uma vez que por conta da retirada da candidatura de Davi Alcolumbre (DEM), praticamente tornou-se imbatível o nome do deputado Roberto Góes (PDT). Também se esfacelou uma idéia política que pretendia consolidar nessa eleições - a de uma nova força política alternativa formada com todos os parlamentares da Bancada Federal.

Davi saiu do páreo bem situado. O deputado tinha uma candidatura viável, mas sem sustentação política. Com a nova composição, o seu partido - o DEM - ainda faturou a indicação de vice na chapa. E as demais forças deverão vir a reboque. Foi uma tacada de mestre...

Nenhum comentário: