segunda-feira, 23 de junho de 2008

Orquestra do Mato Grosso fará apresentação em Macapá

O Projeto Sonora Brasil traz ao Amapá, nos próximos dias 24 (Casa Brasil-Santana) e 25 (Teatro das Bacabeiras-Macapá), a Orquestra Sinfônica do Estado do Mato Grosso, que este ano apresenta composições de Heitor Villa-Lobos, através de adaptações feitas pelo seu líder, o maestro Leandro Carvalho.

Artistas da década

Leandro Carvalho foi apontado como um dos dez artistas de maior importância na música clássica da década. O responsável pela indicação foi o Anuário Viva Música 2008, periódico editado anualmente pela revista de mesmo nome, especializado em música clássica e considerado a mais importante publicação do setor. Na lista, estão nomes como os dos maestros Roberto Minczuk, Isaac Karabtchevsky e John Neschling, atual regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo, a maior do país. Também presentes, Alex Klein, ganhador de um prêmio Grammy em 2002, o pianista Nelson Freire e o violoncelista Antonio Meneses, considerado um dos maiores do mundo.
Aos 32 anos, Leandro é o mais jovem músico na lista que conta com artistas de carreiras já consolidadas e bem conhecidas do público e da mídia, e o único a residir e a desenvolver suas atividades fora dos grandes centros. Expandindo as fronteiras da música erudita no interior do país, num Estado mais conhecido pela produção agropecuária e pelos problemas ambientais, o trabalho do maestro a frente da Orquestra do Estado de Mato Grosso contribuiu decididamente para esta indicação.

Turnê

A turnê 2008 começou em abril, levando a Orquestra para 78 cidades em 22 estados brasileiros. Na apresentação em Macapá, além de Leandro Carvalho, estarão presentes cerca de vinte músicos, que farão um espetáculo inesquecível para os amantes da música instrumental. Após o concerto o público presente poderá interagir com os músicos, questionando e conversando, no palco.

O Projeto Sonora Brasil: Formação de Ouvintes Musicais, é uma iniciativa do Sesc Nacional que tem como proposta a formação de ouvintes em música, levando a informação musical a diferentes pontos do país.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sesc/AP. Foto: Prefeitura de Cáceres/MT.

Nenhum comentário: