quarta-feira, 25 de junho de 2008

ADAP e SETEC lançam pesquisa para melhorar qualidade da água em comunidades ribeirinhas...

Uma parceria firmada entre a Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), a Secretaria de Estado de Ciênca e Tecnologia (Setec) e a Universidade Federal de Campina Grande (Ufcg), vai permitir a realização de pesquisa para o uso de tecnologias alternativas e de baixo custo para construção de estações de tratamento de água em comunidades ribeirinhas do Amapá.

A Universidade Federal de Campina Grande, através de seu Laboratório de Dessalinização (Labdes), já implantou um sistema alternativo de tratamento de água, que beneficiou a Comunidade de Sucurijú, no município de Amapá, transformando água salgada em água potável. Agora, com o Projeto Obtenção de Água Potável a Partir de Águas de Rios em Comunidades Isoladas, será implantada uma unidade experimental de tratamento de água no Distrito de Anauerapucu, no município de Santana, que servirá de base para reaplicação em outras comunidades do estado.

Para o secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Aristóteles Viana: "Queremos trazer água potável para as comunidades riberinhas de nosso estado, onde a captação de água é feita direto dos rios, sem nenhum tratamento, o que faz com que nessas regiões sejam comuns doenças provocadas pela péssima qualidade da água ingerida".

Na opinião do Presidente da Adap, Robério Nobre, "a pesquisa será um projeto piloto que faremos se tornar uma política de estado para questão da água em comunidades isoladas, não só nas ribeirinhas, mas em qualquer canto do Amapá. Água de qualidade é uma questão de cidadania".

O coordenador da pesquisa, professor Dr. Kepler França, Diretor do Laboratório de Dessalinização da Ufcg, afirma que "a experiência exitosa dessa parceria em Sucurijú com certeza é a referência de que esse novo projeto será um sucesso. Estamos muito orgulhosos com a iniciativa do Governo do Estado do Amapá. Assim como estamos vencendo a seca no Nordeste. Podemos transformar esse montante de águas nos rios da Amazônia em água potável para sua população, com tecnologia de ponta e barata".

Os recursos para o desenvolvimento das pesquisas são oriundos de um Programa de Cooperação Internacional da Adap com o Banco Mundial.

Na foto estão o professor Kepler França, o secretário Aristóteles Viana e o presidente da Adap, Robério Nobre.

Nenhum comentário: