sexta-feira, 20 de junho de 2008

Suframa aprova proposta de Revitalização do Distrito Industrial de Macapá e Santana

Conselho de Administração da Superintendencia da Zona Franca de Manaus (Suframa), em recente reunião no Estado do Amapá, acontecida no Teatro das Bacabeiras, aprovou 37 projetos industriais e de serviços no Distrito Industrial de Manaus e nas diversas áreas de livre comércio, sob a coordenação da empresa, distribuídas pela Região Amazônica. O montante de projetos aprovados correspondem a mais de 1 bilhão de dólares, entre investimentos em infra-estrutura, operações de crédito e estímulo à exportações.

Na reunião, presidida pela superintendente da Suframa, Flávia Barbosa Skrobot Grosso, também foi anunciada a aprovação da Proposta de Revitalização e Urbanização do Distrito Industrial de Macapá e Santana, apresentado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM), do Governo do Estado do Amapá.

A proposta defendida pela SEICOM contempla investimentos na ordem de 20 milhões de reais, sendo dividida em 4 etapas anuais, de acordo com Plano Estratégico da Suframa (PPA 2008-2011). Os recursos assegurados pela Suframa em 2008 correspondem a 5 milhões de reais, com contrapartida de 1 milhão de reais do Governo do Estado do Estado do Amapá.

O Projeto de Revitalização e Urbanização do Distrito Industrial de Macapá e Santana, em elaboração pela Agência de Desenvolvimento do Amapá (ADAP), garante a implantação de obras de infra-estrutura e equipamentos urbanos, com a urbanização de toda a área do distrito, incluindo pavimentação, calçamento, paisagismo, drenagem pluvial, esgotamento sanitário e ampliação da rede elétrica. Também prevê a construção da sede da Seicom, posto policial, posto de saúde, posto de segurança do trabalho, creche, centro de formação de trabalhadores, posto avançado da Receita Estadual, além de outros prédios públicos. Um moderno porto de pequeno porte será implantado na orla do Rio Matapí.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, Sebastião Rosa Máximo, a revitalização do Distrito Industrial "faz parte de um projeto estratégico de desenvolvimento econômico do Amapá, que incluirá o estado na rota dos grandes empreendimentos industriais".

Foto: Companhia Docas de Santana - Pátio de Cargas da AMCEL.

Nenhum comentário: