sexta-feira, 20 de junho de 2008

Crescimento com inflação. Tudo que o país não precisa...

Meta da inflação pode ser superada

Recentemente o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meireles, disse que a taxa da inflação pode superar a meta “na teoria”. Em entrevista à TV Bloomberg, Meirelles declarou que o mercado considera baixa a possibilidade de a inflação superar o teto estipulado pelo governo (6,5% ao ano) e completou: “Mas sempre existe, na teoria, esta possibilidade".

O presidente do BC acredita que o efeito do aumento na taxa básica de juros (Selic) é imediato, mas pondera que o pico dessa ação só será sentido no fim deste ano e início do próximo.

Isso é uma prova de que a afirmação sobre política monetária adotada pelo BC , pautada na alta dos juros, ser um retrocesso para o Brasil estava certa. A superação de 6,5 para projeção de inflação ao ano é um desastre. E com certeza será sentida nas classes mais pobres.

Sempre defendemos a queda nas taxas de juros para que o país pudesse crescer e gerar emprego. Mas infelizmente com os juros altos o Brasil não cresceu o que poderia e, agora para conter a inflação a única saída é elevar os juros para reduzir a demanda e desestimular o crédito.

É o Banco Central remando contra a maré do desenvolvimento como sempre dissemos.

Intenção de investimentos no Brasil cresce e empregos também

Por outro lado, apesar da péssimas notícias na área econômica, uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciou que o índice de indústrias brasileiras que pretendem investir seu capital é de 95%. O maior número desde 1998, quando a FGV começou a medir esta intenção.

De acordo com economistas da Fundação, este é um bom sinal de que a indústria nacional vai conseguir responder à demanda interna, que só tem crescido. O estudo também aponta que o investimento concentra-se, em sua maior parte, no aumento da capacidade instalada; em detrimento da ampliação da produção. Ainda segundo a pesquisa, 74% das indústrias investigadas disseram não ter dificuldade alguma para fazer investimentos.

Também esta semana o número de empregos formais superou a casa de 1 milhão de novos postos de trabalho com carteira assinada. Mas uma prova que se os juros estivessem sido reduzidos no momento adequado o país teria alcançado melhores índices em todas variantes macro e micro-econômicas, promovendo um crescimento sustentado de longo prazo.

Nenhum comentário: