terça-feira, 25 de março de 2008

Uma nova seção na Zona do Zico...

Conforme prometido, hoje, estarei mesmo com um pouco de atraso inaugurando a nova seção da Zona do Zico - Roteiros da Amapalidade. A idéia surgiu como uma tentativa, ainda pequena, de relatar algumas experiências e atividades que tenho participado em alguns dos municípios amapaenses. Mas também agregado a isso pretendo mostrar algumas características, costumes e tradições de nosso povo. Espero que vocês entendam a limitação do que posso aqui colocar e, acredito que vocês poderão contribuir (e muito) enviando histórias, causos, fotos e outras coisas que possam marcar essa nossa identidade - a Amapalidade.


Não sei bem quem inventou o conceito Amapalidade, mas o certo é que no meu entendimento é maior marca que poderia ter sido criada para denominar esse nosso "jeito de ser amapaense".

O Amapá é hoje palco de diversos projetos que buscam o resgate dessa nossa identidade cultural, com base no conceito de “amapalidade”. Trata-se de um movimento destinado a fortalecer manifestações que nasceram e passaram de geração em geração dentro do nosso território. O esforço tem como objetivo valorizar as heranças da pré-história e da história mais recente, expressas nas danças, na música, no artesanato e na gastronomia, para que se perpetuem entre a nossa juventude.

Recentemente na Feira do Empreendedor, na Expofeira de 2007, a turma do SEBRAE assinou um conjunto de ações que magnificamente buscou mostrar esse resgate da nossa identidade, num espaço denominado Casa da Amapalidade. Foi uma iniciativa pioneira e, sei que muitas outras virão.

Sou amapaense da gema e, não precisa ter nascido aqui para que sejamos caracterizados como tal. Afinal, ser amapaense é viver essa amapalidade que a cada a dia é construída por tantas influências e tantas vivências e histórias... Viva o Amapá!!! Viva a Amapalidade!!!

Nenhum comentário: