quinta-feira, 6 de março de 2008

EUA é o responsável pela crise na América do Sul

O Governo Norte-americano é o principal responsável pela crise entre países da América do Sul. A sua tática de orientar a Colômbia a atacar o segundo maior líder das FARC em território equatoriano foi imprudente do ponto de vista local e, foi um passo importante na sua política de desestabilização dos atuais governos sul-americanos.

Chávez não é um santinho, mas tem razão quando afirma que o Governo Colombiano é um capacho dos EUA. A Colômbia tem se esmerado em realizar aquisições de armamentos do EUA com cifras bilionárias. O governo do presidente Álvaro Uribe é belicista e retomou o combate com as FARC, tornando a Colômbia um campo de guerra.

Outro caso interessante, é que ao atacar as FARC, Uribe provocou o fim das negociações para liberar reféns que estavam sendo negociadas pelos governos do Equador e da Venezuela. E, hoje, as FARC responderam com retaliações aos ataques dinamitando um oleoduto que interligava o Equador à Colômbia.

Ainda bem que a Organização dos Estados Americanos reconheceu que a Colômbia cometeu um crime ao violar o território equatoriano, mas acertou ao propor uma comissão para averiguar o incidente, bem como as denúncias apresentadas pelo Governo Colombiano.

Nenhum comentário: