quarta-feira, 5 de março de 2008

Notas políticas...

Randolfe Rodrigues é o candidato do PSOL à Prefeitura de Macapá

Na pré-convenção realizada no último sábado, o ex-deputado Raldolfe Rodrigues foi escolhido por 76% dos filiados para ser o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) à Prefeituta de Macapá, contra 24% de Dorinaldo Malafaia. Os filiados também aprovaram a política de alianças para as eleições, sendo confirmado que o PSOL poderá coligar com as forças de esquerda, dentro do campo democrático-popular, preferencialmente com PSB, PPS, PCB, PV e PSTU. Foram excluídos da lista o PTB, o PT e o PC do B.

Pesquisa de opinião mostra virada dos "caciques" na conjuntura municipal

A análise dados das pesquisas de opinião têm demonstrado que os candidatos mais novos no certame eleitoral da capital já começam a perder espaços nas intenções de votos. Pois no início do pleito sempre apareceram bem os nomes de novas lideranças políticas, como os deputados Moisés Souza (PSC) e Davi Alcomlumbre (DEM). Agora, com a campanha ficando mais próxima e com os cenários políticos mais definidos o nome dos "caciques" começam a despontar, a exemplo do ex-governador João Capiberibe (PSB) e da deputada Dalva Figueiredo (PT).

Com o "bloco na rua"

Se bem que o título da nota não combina com o candidato, mas se formos avaliar a capacidade de mobilização política do deputado Moisés Souza (PSC) para o pleito municipal, podemos dizer que o "bloco já está na rua". O deputado foi o primeiro candidato a estabelecer a base de uma coligação partidária, também foi o primeiro a anunciar o nome do seu provável vice e, agora está com um fortíssimo visual da sua legenda partidária em muitos veículos na capital, por onde a gente passa tem um carro com adesivo "20". Ainda cabe ressaltar que há duas semanas o deputado gerou uma crise no PDT, provocada pelo anúncio do advogado Ricardo Oliveira, de que seria seu possível vice na chapa para o Palácio Laurindo Banha. Moisés pode até não ser eleito, mas está fazendo um "estrago".

Mathias pode ser vice de Nogueira

O atual secretário de Fazenda do município de Macapá, o santanense Carlos Mathias (PR), poderá ser o vice do prefeito Antonio Nogueira na sua candidatura à reeleição para a Prefeitura de Santana. Mathias está com a "bola toda", tem como padrinho forte o prefeito João Henrique e a deputada Lucenira Pimentel, além de gozar de enorme prestígio na sociedade santanense. Recente levou a Escola de Samba Império do Povo ao seu primeiro título estadual e agora é novo presidente do Independente Esporte Clube. Tanto a escola quanto o clube são doís símbolos da cidade de Santana.

Resultado da enquete sobre a eleição nos EUA

A enquete sobre quem seria o melhor presidente dos Estados Unidos da América para o Brasil mostrou um dado interessante. 50% dos internautas acreditam que o "fenômeno" democrata Barack Obama seria a melhor opção e apenas 9% apostariam na também democrata Hillary Clinton. Já o republicano John McCain não obteve nenhum voto. Mas, o que me impressionou mesmo foi que 41% dos votantes escolheu a opção "Nenhum deles". O resultado da enquete demonstra que a opinião pública tem maior simpatia pelo Partido Democrata e, no caso de Barack Obama pelo fato dele ser a novidade na recente história política americana. Hillary seria algo que a América e o mundo já experimentou com Bill Clinton, seu esposo. John McCain seria a continuidade da antipática política expansionista de George W. Bush. A opção "Nenhum deles" expressa um sentimento do povo brasileiro de que, independente de quem seja o presidente ou o partido, o mundo terá sempre a mesma receita da Casa Branca: Desrespeito aos organismos multilaterais e a soberania dos povos do planeta. "São todos farinha do mesmo saco".

Um comentário:

Anônimo disse...

O Sr Matias pode realmente contribuir muito com santana. Já fico na torcida.