sexta-feira, 7 de março de 2008

Um retrato da crise entre Equador e Colômbia...

Um lunático a serviço dos EUA

O consultor da World Check, empresa especializada em informações estratégicas sobre armas, Kenneth Rijock, insiste que o Senado brasileiro "deve investigar" o vôo "secreto" da TAM com armas à Venezuela. Obteve os números confirmando a legalidade da exportação "por dois anos", mas questiona o anonimato do importador e sugere "corte marcial" para quem autorizou o envio "a país à beira de uma guerra". Já não basta o EUA usar a Colômbia para desestabilizar a América do Sul, agora um lunático do FBI espalha a notícia de que o Brasil estaria enviando armas à Venezuela, tentando colocar os países sul-americanos em "pé-de-guerra".

Por que ninguém questiona o massacre do Exército Colombiano e do EUA aos membros das FARC? Por que a imprensa não comenta que o massacre ocorrido é tão crime quanto a violação do território? Afinal, não é justo que culpados tenham direito a um julgamento? Por que não foi dado esse direito aos membros das FARC que foram assassinados?

Uribe é a favor da guerra e contra a paz...

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, em conversa com jornalistas fez revelações assustadoras. Na divulgação da fita da entrevista, autorizada por ele, demonstra a sua personalidade "briguenta" e revanchista e, deixa claro que a sua estratégia no momento é de mais ação militar e menos diplomacia.

Na sua fala promete que invadirá seus vizinhos novamente, caso julque necessário. E ainda se recusa a reconhecer que cometeu uma violação da soberania e do território equatoriano. Mantém as acusações sobre a omissão e o abrigo político dado às FARC pelo Equador e a Venezuela. Não respeita a resolução da OEA e o Direito Internacional. E justifica a sua ação contra a Guerrilha afirmando que é um problema interno do seu país e não dos dois países vizinhos - o Equador e a Venezuela. Fica claro que Uribe quer a guerra e diz não à paz!

O Equador é, sim, vítima. Teve o seu território invadido por refugiados, pelos membros das FARC e, agora pelo governo da Colômbia. O povo equatoriano deve obter reparação do Governo Colombiano pelos danos que a guerra (interna) desse país tem causado nas mais diversas áreas da economia e dos serviços públicos. Não pode ser submetido a acusação de que é cúmplice das FARC.

Na entrevista Uribe faz estremecer a sua relação com a Venezuela ainda mais, com acusações de que a Venezuela financia as FARC e o narcotráfico. O comércio entre entre os dois países é relevante e está bastante prejudicado. Ainda, vale lembrar que mais de um milhão de colombianos vivem em território venezuelano. Uribe deveria é agradecer a Colômbia pela ajuda nas negociações para a libertação de reféns a tanto tempo nas mãos das FARC. E parece que ninguém mais lemba que Uribe é que responde pelas acusações de ter as suas campanhas financiadas pelo narcotráfico e de que seu governo financia grupos paramilitares.

Não pode o presidente Uribe bancar o salvador da pátria e nem transformar a sua guerra contra as FARC no palanque eleitoral de sua reeleição, assustando a opinião pública com o temor do terrorismo guerrilheiro. Quem deve nessa história, ainda desconhecida pela opinião pública internacional, é Uribe e seu governo belicista. Quem deveria ser atacado pelo Equador ou pelos organismos internacionais de segurança era a Sede do Governo Colombiano pelo envolvimento de parlamentares, do presidente e de seu governo com o narcotráfico e com os paramilitares, conforme já apurado pela própria Justiça da Colômbia.

Hoje, ao invés de cumprir a resolução da Organização dos Estados Americanos, o Governo Colombiano assassinou sumariamente mais um líder importante das FARC, Ivan Ríos. Isso provocará mais crises e auma provável retaliação por parte das FARC. O povo comlombiano é quem mais sofrerá com isso.

Faço minhas as palavras do rei Juan Carlos - ditas ao presidente venezuelano Hugo Chávez - em relação ao presidente Álvaro Uribe: Por que no te callas?

Um comentário:

Kenneth Rijock disse...

My articles tell a truth that you cannot accept. The FARC has kidnapped and killed thousands over the last 20 years. It is the military wing of the Colombian Communist Party. If you support the FARC, then there is no place for you in a democracy like Brasil. Go live in Cuba.

KENNETH RIJOCK