quarta-feira, 2 de abril de 2008

Um artigo que vale a pena ser lido...

Estudante tem direito de ser cidadão

Mentirosos são aqueles que dizem que estudante tem que estar na escola ou “lugar de criança é na escola”. Criança deve ser educada e estudante tem que estudar. “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absolta propriedade o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-lo a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, diz o artigo 227 da Constituição Federal. “É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”, diz o inciso IV do artigo 5º da Constituição. “Lugar de criança é na escola”, que escola? as escolas estaduais que desrespeitam o inciso IV do artigo 5º proibindo ao alunos de manifestarem seus pensamentos? As escolas em que os professores faltam constantemente e o diretor comparece ao seu trabalho uma vez por semana? tem gente que define a escola como um local onde os alunos entram e saem em horário pré-determinado, eu chamo isso de passatempo de estudantes.

O mais ruim de tudo é que os estudantes são ignorados pelo Estado. Uma vez que os estudantes manifestam seus pensamentos nas ruas de Macapá são tratados com pancadas e sprays de pimenta por policiais militares e guardas municipais. Durante décadas o Movimento Estudantil esteve sucateado nas mãos de entidades que dizem ser verdadeiras representantes dos estudantes e que na verdade são entidades hipócritas como a UJS (União da Juventude Socialista). Estas entidades já foram verdadeiras entidades, na ditadura militar e pós-ditadura levantavam a verdadeira bandeira da Reforma Universitária e não esta reforma do governo Lula que é mais uma privatização da educação pública.

Eu fiquei orgulhoso quando no ano passado os universitários ocuparam reitorias em várias universidades federais; quando no dia 8 de agosto, ainda de 2007, mais de mil estudantes universitários e secundaristas foram para as ruas de Macapá protestar contra o aumento da tarifa de ônibus da R$1,50 para R$ 1,75; quando os alunos da Escola Gabriel de Almeida Café refundaram o grêmio Edson Luis levantando duas grandes bandeiras: eleições diretas para diretor e prestação de contas com alunos, responsáveis e professores. Mas fico triste quando vejo a União de Estudantes Secundaristas-UECSA sucateada nas mãos de poucas pessoas que já terminaram a muito tempo o curso secundarista.

Movimento Secundarista precisa de manutenção. Os estudantes devem representar os próprios estudantes e quem é trabalhador deve procurar o seu sindicato e não ficar representando hipocritamente os estudantes. Quem é secundarista deve representar os secundaristas e quem é universitário deve representar esta classe. O que não pode é ficar parado como os estudantes ficaram na última década. Movimento sucateado? nem pensar, os estudantes devem ir para as ruas quando for necessário não podem ser impedidos, estudante tem que estudar, mas ele também deve compreender o que é ser cidadão e se isso não acontecer o Brasil vai continuar na mesmice.

Yan Fernando Maciel de França, estudante do 3º ano do segundo grau, 17 anos.

Nota do blog: Yan França é filho de Mariléia Maciel e de Fernando França, ambos conceituados jornalistas da imprensa amapaense. Fruto de uma boa tradição do mundo do jornalismo já demonstra sua habilidade com a literatura. Esse menino vai longe...

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse moleque tem é que lavar a boca pra sequer pronunciar o nome da União da Juventude Socialista, que antes mesmo dele pensar em largar a chupeta já fazia, como faz até hoje, muita luta em desefa do Brasil, mas, não o culpo... Sendo filho de quem é isso tudo se explica...

Anônimo disse...

Esse moleque tem é que lavar a boca pra sequer pronunciar o nome da União da Juventude Socialista, que antes mesmo dele pensar em largar a chupeta já fazia, como faz até hoje, muita luta em desefa do Brasil, mas, não o culpo... Sendo filho de quem é isso tudo se explica...

Patrique Lima disse...

ei anonimo, pega leve com o menino!!! ele é muito novo ainda não teve tempo de ler o suficiente para saber a grande contribuição da UJS para o movimento juvenil como um todo! vi essa tentativa de artigo no blog da Luciana Capiberibe, achei ineressante, só faltou ele dizer onde estuda, afinal ele ta falando do movimento estudantil, mas já sai pq ele não disse! ele não disse pq é um pequeno Burgues que estuda no colegio Equipe, que nem se quer gremio tem por lá! ele poderia de procupar em pelo meno fundar um gremio na escola dele, ao inves de atacar!
A União da Juventude Socialista tem23 anos de luta, muito antes desse garoto nascer ela ja estava na vanguarda das lutas, agora só porque ele viu nos panfletos bonitinhos e bem diagramados da APS/Psol as falacias de sempre de quem é oposição ele vem atacar!! fala serio!! ou ele começa a produzir de forma responsavel e com conteudo ou vai ser sempre assim PORRADA!
E ZICO você deve selecionar melhor os artigoas que voce posta! senão fica dificil!

abraço,

Patrique Lima disse...

Zico gostaria de direito de resposta, e que voce publica-se uma nota que fiz sobre esse artigo! a Luciana Capiberibe já publicou no dela como direito de resposta e gostaria que voce publicasse tbm! vou posta-lo logo abaixo.

abraço

Patrique Lima disse...

Saudações Companheiro Zico, venho manifestar meu posicionamento sobre o artigo e os ataques auferidas a minha organização, gostaria de frizar que acho muito importante as produções escrita sobre posicionamentos e formas de compreender o todo, o artigo do Yan começa muito bem fundamentado e com questionamentos pertinentes!! todavia, como quase todos os documentos do movimento estudantil, ainda é embrenhado de revanchismo e pouco embasamento real, panfletário!

A luta do movimento estudantil é organizada por suas entidades representativas, ele cita a UJS (união da juventude Socialista) como se fosse uma entidade representativa, quando na realidade a UJS é uma organização politica-ideologica, que disputa essas entidades, gostaria de dizer que Yan hoje pode tirar seu titulo de eleitor e como cidadão escolher o melhor para o Amapá graças a UJS que foi autora do projeto de lei do voto aos 16 anos na constituinte.

Sobre a reforma universitária, posso falar uma coisa, há anos o movimento estudantil há discuti e quase todas as bandeiras do movimento estão contempladas nela, claro que precisamos fazer mudanças em sua proposta original, só a UJS já enviou mais de 16 propostas de mudança ao PL 7200, reforma universitária.

Hoje o problema do movimento estudantil, que na realidade é de todo movimento social, são os ataque do sistema neoliberal a suas organizações, vemos isso na mídia, novelas, mini-serie, alem das crises políticas e dos grandes escândalos de corrupção, não podemos dizer que são um ou duas pessoas que fazem isso!!! Mas sim um sistema como um todo!

Nesse sentido, peço o devido respeito a todo nosso acumulo de luta nesses 23 anos existência e luta da união da juventude socialista (UJS), e dizer que é sempre bom o debate franco e fraterno, para que o objetivo seja sempre engrandecer a luta da juventude e dos estudantes!

Sugiro Aziel, que cite o nome da escola desse colega estudantes! E que ele tbm possa se envolver nas organizações estudantis, pois em sua escola nem gremio tem, ai fica facil atacar e ficar de braços cruzados!

Abraço fraterno,

Patrique lima
Diretor da UNE
Filiado e Militante da UJS desde 2000.