sábado, 5 de abril de 2008

Notinhas políticas...

Termina hoje prazo para afastamentos dos pré-candidatos nas eleições deste ano

Os detentores de funções e cargos públicos que pretendem disputar as eleições municipais deste ano, devem se desincompatibilizar até o dia de hoje, dia 05 de abril, conforme preconiza a Lei Complementar 64/90, que estabelece o prazo seis meses antes do pleito para o afastamento. Ministros de Estado, membros do Ministério Público, defensores públicos, juízes, secretários estaduais e municipais devem cumprir a legislação, sob pena de serem decretados inelegíveis. Vamos ficar atentos nos diários oficiais de cada ente da Administração Pública para saber quem é quem...

Os já desincompatibilizados...

O secretários João Trajano (Obras) e Carlos Pimentel (Educação) já deixaram o posto na Prefeitura de Macapá. Trajano é o candidato da PMM para sucessão do prefeito de João Henrique e, Pimentel vai tentar uma vaga na Câmara Municipal.

Uma dúvida?

Alguém me perguntou sobre como ficaria a situação da Secretária de Mulheres do Governo do Estado, Ester de Paula (PSC), que ainda não se desincompatibilizou do cargo, uma vez que tem falado em todo canto que vai concorrer ao Executivo santanense. Informo que na secretaria, Ester, não é ordenadora de despesa, tendo, então, até o dia 04 de junho para deixar o governo.

Não está pra brincadeira...!

A ex-deputada Roseli Matos (DEM), após ter aprovada a sua candidatura pelo seu partido para concorrer a Prefeitura de Santana, já está "botando quente" nas articulações para formar uma coligação na disputa em Santana. Já tem conversa marcada com Jorge Amanajás (PSDB), Ester de Paula (PSC), João Capiberibe (PSB), Pedro Paulo (PP), além de outros caciques da política amapaense. Roseli sabe que essa eleição tambem é importante em 2010, por ser Santana o segundo maior colégio eleitoral do estado.

"Não tem mais jeito! Acabou..."

Acabou o mistério sobre quem será o candidato do PSB à prefeitura de Macapá. Segundo o porta-voz peessebista, deputado Ruy Smith, será o ex-governador João Capiberibe - Capi - o candidato da legenda. O PSB entende que somente Capi reúne condições para fazer o partido voltar a ocupar algum executivo no estado. O nome do líder socialista aparece bem em todos os cenários da disputa na capital. A cautela em anunciar o nome deu-se na avaliação de que uma possível derrota poderia desmoralizar o partido enquanto força política nas eleições de 2010. Como diz a música: "Boa sorte!!!"

Boato ou será verdade?

Aqui em Santana está rolando um boato por todos os cantos de que o senador Gilvan Borges viria tentar disputar a prefeitura local. Isso se daria porque o seu mano Geovane Borges está impedido pelo TCU de disputar o pleito municipal. E ainda, o PMDB está sem administrar nenhuma cidade de peso, anda solitário e, ainda não terá o apoio do Setentrião, tanto em Santana quanto em Macapá, fato que prejudicaria manter um mandato no senado em 2010. Com a saída de Borges do senado, seu irmão Geovane assumiria o posto. Lógico que isso está longe de ser verdade. Mas é fantástica a criatividade popular...

2 comentários:

Anônimo disse...

Onde foi que o Ruy falou isso???

Anônimo disse...

O PSB realmente esta numa situacao complicada. Isolado politicamente (ainda mais agora com a decisao do PSOL de so coligar com PSTU e PCB). Isso é uma pena pois nacionalmente o PSB é um partido que merece respeito só que aqui constriu uma politica mesquinha e de autosuficiência.