quarta-feira, 23 de abril de 2008

Ladainha e Marabaixo para festejar Santo Guerreiro no Laguinho

As homenagens a São Jorge, o santo guerreiro, serão no mais puro estilo do bairro do Laguinho. Hoje, 23 de abril, o santo que desde criança aprendemos a ver na lua lutando com um dragão, começou a ser festejado desde às 6 da manhã na casa da Dona Geralda, onde a família se reúne todos os anos e celebra o santo com marabaixo, caldo, gengibirra e ladainha.


Dona Geralda era uma das pessoas folclóricas do bairro do Laguinho. Difícil alguém com mais 15 anos que não tenha comprado frutas, carvão ou tucupi em sua quitanda na rua São José, esquina com a Nações Unidas. Não fugindo à tradição da raça, passou a vida inteira trabalhando todos os dias para manter a família numerosa de filhos, netos e bisnetos.

Hoje a família festeja o Santo e faz reverência a esta mulher que não está mais presente de corpo, mas que deixou em todos o sentimento de devoção ao Santo protetor, dentro da alma o amor ao marabaixo e a responsabilidade de não deixar que seja mais uma tradição vista somente em fotos e livros como parte de um passado que não existe mais.

A festa durará o dia inteiro com distribuição de caldo e gengibirra.
06:00 – Alvorada de fogos
07:30 – Café da manhã
08:00 – Levantação do mastro
12:00 – Almoço
18:00 – Marabaixo
19:30 – Ladainha
Após a ladainha, marabaixo até a meia-noite.

Por Mariléia Maciel, texto e foto.

Nenhum comentário: