segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cadê a liberdade imprensa?

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região proibiu, em uma decisão inédita, a Rádio e TV Educativa do Estado do Paraná de transmitir o programa do governador Roberto Requião, fato que considero uma evidente medida inconstitucional, que viola a livre manifestação de pensamento. Em decorrência da decisão o governador Roberto Requião recorreu ao STF. Torço que o organismo que tem por função guardar a constituição reprove a decisão da justiça federal no Paraná.

Agora uma coisa chamou a atenção não só de mim, mas também de outros veículos alternativos, sobre como se comportou a mídia em relação à matéria. Tudo foi silenciado. Ninguém deu destaque a decisão da justica, como ocorrera quando a Igreja Universal ou seus fiéis recorreram contra a Folha de São Paulo, quando o episódio se transformou em manchetes e numa verdadeira campanha em defesa da liberdade de imprensa. Ninguém convocou a ABI ou Anistia Internacional. A decisão do TRF 4ª Região não mereceu um notinha sequer...

A regra só vale para os jornalões da imprensa comercial e dos jornais? Retirar do ar um programa da TV Pública não é atentar contra o Estado de Direito e à livre manifestação do pensamento? A defesa da liberdade de imprensa que pregam a Folha, O Globo, A Tarde, Veja e TV Globo não valem para a TV Pública? Não mudou para a TV Pública a Lei de Imprensa?

Nenhum comentário: