sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Notinhas políticas...

Reserva de vagas

Câmara aprovou hoje (20/11) um projeto de lei que reserva metade das vagas em universidades públicas federais para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Ainda na proposta aprovada, haverá sub-cotas para beneficiar negros, indígenas e estudantes de baixa renda. O projeto agora segue para votação no Senado. A reserva de vagas é uma bandeira histórica do movimento estudantil.

Oposição Total

Credenciado pela sucesso obtido na última disputa eleitoral da capital, pelo visto agora o deputado Camilo Capiberibe (PSB) vai assumir completamente o discurso de oposição. Digamos que antes do pleito era uma oposição "light". Mas essa semana ele bateu pesado no governo em temas como as obras do PAC e da BR 156.

Independência
(Da coluna Gazetilha, A Gazeta)

É indiscutível que Ruy Smith construiu sua liderança dentro do PSB com luz própria e ainda mantém sintonia fina com o grupo dos 20 que assinou o manifesto contrário a candidatura de Camilo. Por isso, com todo o apoio que tem dentro do PSB, menos o da família Capiberibe, entende que não terá dificuldade para garantir legenda em 2010.

Desenpacando

O secretário de Governo, Alberto Góes, garante que vai botar na rua todas as licitações de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclusive nos últimos dias haviam sido alvos de ataques da oposição e da imprensa quanto a sua implementação no estado.

Cobrando a fatura

Nos bastidores da política amapaense comenta-se que o prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel, vai cobrar a fatura dos apoios dado ao governador Waldez Góes em duas eleições para o governo do estado e, recentemente para a prefeitura da capital. Em troca quer a pasta dos Transportes, já que provalvemente assumirá o comando da regional do DNIT do estado que é da cota do PR, da deputada Lucenira Pimentel.

Fogo amigo

Parece que o prefeito Antonio Nogueira está tendo mais dor na cabeça em casa do que fora dela. Nogueira conseguiu aglutinar muitos recursos pra Santana unindo apoios do PSB ao PMDB na Bancada Federal. Mas dentro de seu governo não está conseguindo acomodar os interesses das diferentes forças políticas, principalmente do seu próprio partido.

Olhar ecológico
(Adaptado do blog da Alcinéa Cavalcante)

Foi aberta, ontem (20), no Sesc/Centro, a exposição fotográfica “Olhar Ecológico”, dos alunos do sexto semestre de jornalismo da faculdade Seama. Com essa exposição, que se estende até o dia 29, os acadêmicos propõem idéias ambientais seguindo as abordagens romântica da natureza; denúncia de crimes e/ou infrações ambientais; tragédias ambientais; datas simbólicas relacionadas ao meio ambiente; e sócio-diversidade e populações tradicionais.

Nenhum comentário: