quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Encontro dos Tambores inicia amanhã com Missa dos Quilombos

Inicia amanhã, 20 de novembro, a programação da Semana da Consciência Negra - XIV Encontro dos Tambores em Macapá. O evento reúne comunidades afro-descendentes de todo o Amapá, em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, considerado um dos maiores defensores das causas envolvendo negros e negras.

A festa é uma mostra das tradições e fortalecimento da cultura afro de cada comunidade, incluindo a arte mostrada com a capoeira; religião, através dos cultos de matrizes africanas como candomblé, umbanda e tambor de mina; culinária e artesanato; e as danças tradicionais como marabaixo, batuque, zimba, tambor de crioula e sairé.

A programação inicia com a Caminhada Zumbi dos Palmares, que sairá às 17 horas, da Praça da Bandeira e segue até o Centro de Cultura Negra. Às 20 horas tem início a Missa dos Quilombos e logo após o "Rufar dos Tambores". Nos dias 21, 22 e 23 de novembro as 33 comunidades se apresentam no anfiteatro do Centro de Cultura Negra.

Registro ainda que no dia 22/11, antes das apresentações, será mostrado o documentário Marabaixo:Um Ciclo de Fé, Amor e Esperança. No penúltimo dia (24/11), segunda-feira, haverá a apresentação das escolas de samba de Macapá e, no dia 25/11, a programação encerra com o show de Lecy Brandão acompanhada de sua banda.

Toda a programação será no Centro de Cultura Negra, no Laguinho.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UNA. (Foto:Mariléia Maciel)

2 comentários:

Diniz Sena disse...

Fala cabeça que é um chop... cara, vou estar em Santana essa semana, me liga pra gente bater aquele papo. Até.

Anônimo disse...

Bacana a matéria. Sou do RJ e fiquei encantada com os relatos. Quem organiza este evento? Obrigada