quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Notinhas políticas...

Simpósio Amazônia

A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP), presidenta da Comissão da Amazônia, registrou, na tribuna da Câmara, o sucesso do II Simpósio da Amazônia – o Desafio do Modelo de Desenvolvimento, realizado dias 05 e 06 deste mês. A parlamentar apresentou as propostas dos debates sobre saúde, transporte, gestão ambiental, educação, ciência e tecnologia, produção e financiamento para a região. Ainda afirmou que o modelo de desenvolvimento não pode repetir os erros do passado “que reproduzem a predação ambiental, concentração de riqueza e injustiça social”.

Defesa do PSDA

Em seu discurso Janete citou professor Ignacy Sachs, que acredita ser a Amazônia o berço de uma biocivilização, com uma nova sociedade e novo estilo de vida na Terra. Para a socialista, o desenvolvimento sustentável, nos moldes do que foi implantado no Amapá entre 1995 e 2001, na gestão do ex-governador João Capiberibe (PSB), é o caminho mais adequado para o futuro da região.

Internacional

A deputada Fátima Pelaes (PMDB/AP) está em missão oficial em Nova York (EUA) como integrante da comitiva da Câmara Federal que participa da 63ª Sessão da Assembléia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). A parlamentar amapaense foi convidada pelo presidente da casa Arlindo Chignalia para fazer parte da comitiva em função de sua história de luta no Congresso em defesa dos direitos das mulheres, crianças e adolescente. Fátima palestrá sobre o tema "A Violência Sexual Contra as Mulheres e as Crianças em Conflitos".

Contraditória

O deputado Davi Alcolumbre (DEM/AP) considera contraditória a posição do Ministério da Educação (MEC) que julga ser "coisa do mercado" a cobrança de taxa para expedição de diplomas de curso superior. Davi lembra que há uma portaria do próprio MEC proibindo tal prática. O parlamentar recomenda aos alunos a reclamarem na justiça tal abuso.

Aumento de cursos
(Da coluna Respingando, Jornal do Dia)

A Universidade Federal do Amapá vai ganhar mais 12 novos cursos até 2012, passando dos atuais 17 para 29. Quem garante é o reitor José Carlos Tavares. Ele está com 12 obras em andamento na Unifap, e tem mais R$ 14 milhões para totalizar 15 construções. Sem contar os recursos de bancada do orçamento de 2009.

Na Câmara
(Da coluna Gazetilha, A Gazeta)

Rilton Amanajás (PSDB) praticamente consolidou seu nome como futuro presidente da Câmara Municipal de Macapá, a partir de janeiro. Para fechar a composição da mesa falta escolher o primeiro-secretário que é quem assina os cheques junto com o presidente. Nada menos do que cinco vereadores, dois antigos e três novatos, querem o posto. Ainda não houve consenso.

Nenhum comentário: