quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Governo do Estado discute federalização da CEA

O Governo do Amapá inicia discussão sobre a proposta de federalização da Companhia de Eletricidade do Amapá. Já estão marcadas audiências em Brasília com os organismos responsáveis pelo setor elétrico no Governo Federal.

O atual quadro da estatal é bastante crítico, principalmente pelo montante das dívidas acumuladas ao longo dos anos, que são maiores que o seu patrimônio líquido, conforme Balanço de Resultado Econômico apresentado pela empresa. Outro problema é o fim da concessão para a distribuição de energia, deliberada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A proposta defendida pelo governo estadual - maior acionista da CEA - opta pela federalização junto à Eletrobrás, que é maior holding de energia no Brasil. Caso contrário o caminho será o da privatização, que segundo especialistas não seria o modelo adequado para a realidade amapaense. Afinal, as privatizações do setor elétrico no país nem sempre tiverem resultados satisfatórios quanto aos serviços e significaram aumentos nos preços das tarifas para o consumidor.

A federalização da CEA é apontada como a melhor saída por conta da Eletronorte - principal credora da companhia - ser umas das subsidiárias da Eletrobrás. Na proposta a estatal federal assumiria o controle da empresa amapaense em troca das dívidas com a Eletronorte.

Nenhum comentário: