quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Prefeitura de Santana lança Plano de Governo Participativo

A Prefeitura de Santana lança hoje (08/01), às 19 horas, na sede do Clube da Saudade, antigo Independente, o Plano de Governo que será executado pela administração municipal no período de 2009 a 2012.

Trata-se de uma expriência inédita no país, já que até agora nunca houve a participação direta da população na formulação de um Plano de Governo, embora já haja iniciativas com relação ao Orçamento ou Conferências de políticas públicas.

A equipe de governo que está coordenando a proposta é formada pelo prefeito Antonio Nogueira, técnicos e pessoal de apoio. Segundo Odair Freitas, secretário de governo, "o processo está sendo participativo e o resultado servirá para subsidiar o município na elaboração do Plano Plurianual (PPA)".

O Plano será apresentado a lideranças de vários segmentos do município de Santana, populares e formadores de opinião e dá prosseguimento ao modelo de gestão participava que é trabalhado na cidade desde 2005 por meio do Orçamento Participativo, em que a população define junto com a administração um percentual de investimento do orçamento público.

As ações de planejamento serão realizadas em várias etapas a partir do lançamento oficial. Odair Freitas explica que no primeiro momento serão realizadas avaliações sobre os principais setores da administração, como a saúde, educação, infra-estrutura, urbanismo e outros e, também será avaliado o Plano Estratégico que foi executado entre 2005 e 2008.

A etapa seguinte é o encontro com a comunidade para avaliar o primeiro mandato e discutir as estratégias da gestão e ações de enfrentamento. E após essa fase, entra em ação a etapa final que é a sistematização do Plano de Governo que definirá as diretrizes para elaboração do PPA que será encaminhado à Câmara de Vereadores até dezembro de 2009. (Foto: PMS)

Um comentário:

Diniz Sena disse...

Passa lá no Blog Cabeça!!!! E me liga.