quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ex-primeira dama da França vem ao Amapá para reunião preparatória ao Fórum Social Mundial

A ex-primeira dama da França, Danielle Mitterrand (Presidente da Fundação "France Libertés" e Membro do FAIR – Fórum para outros indicadores de Riqueza) chegará ao estado do Amapá no próximo dia 23 de janeiro, para participar de evento preparatório ao Fórum Social Mundial denominado Encontro no Meio do Mundo. O evento vai reunir políticos, intelectuais e acadêmicos representando o Brasil e a França. Mitterrand chefia uma delegação de 22 franceses, entre eles o professor Allain Ruellan, a vereadora de Lyon Geneviève Ancel, e Henryane de Chaponay, Presidente do CEDAL – Centro para o Desenvolvimento na América Latina.

O evento, aberto para o público, é uma parceria entre a Fundação João Mangabeira, coordenada no Amapá pelo ex-governador do estado João Capiberibe, a Fundação Danielle Mitterrand – Francês Libertès e o CRID – Centro de Pesquisas e Informações para o Desenvolvimento, e tem como objetivo servir como discussão preparatória para o Fórum Social Mundial que acontece entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro em Belém do Pará. Logo após o evento no Amapá, os membros da delegação francesa e os representantes do Amapá no evento irão de navio a Belém para participar do Fórum.

No dia 23 de janeiro os visitantes irão ao Marco Zero do Equador, onde acontecerá uma cerimônia de boas-vindas. Neste dia, a vereadora de Macapá, Cristina Almeida (PSB) fará uma breve apresentação do Amapá para os visitantes. Dia 24 o deputado Camilo Capiberibe, durante café-da-manhã com a delegação francesa, os informará sobre a situação política do Amapá.

Também no dia 24 de janeiro, pela manhã, na sede da OAB, haverá uma primeira mesa de debates sobre o tema “O impacto da crise global entre as populações pobres dos hemisférios norte e sul do planeta”, coordenada pela presidenta da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, a deputada federal Janete Capiberibe. Essa mesa terá dois representantes do Brasil: Carlos Henrique Schmidtt, acadêmico e ativista social, e Daguinete Brito, professora da Unifap.

O evento continuará na parte da tarde com uma nova mesa de discussões, no SEBRAE, com a participação de Danielle Mitterrand, presidente da Fundação France Libertés, e do ex-governador do Amapá João Capiberibe que tratarão do tema “Os novos indicadores de riqueza e a Amazônia na visão do desenvolvimento sustentável”.

Matéria de Sisan Luis Esberci e foto de Luciana Capiberibe

Nenhum comentário: