sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Notinhas políticas...

Na trave

Ainda não foi dessa vez que o santanense José Soares (PDT) assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa. Estava o palco armado para a sua posse, quando uma liminar suspendeu a festa. Espero que a justiça decida logo esse caso, porque até o presente momento está ocasionando uma tremenda confusão jurídica.

De olho

Quem está de olho na vaga é o ex-deputado Fran Júnior, autor da ação que impediu a posse de Soares. Também quem está entrando na briga é Carlos Nogueira.

Empossados

Ontem foram empossados novos diretores do Sebrae: Alfeu Dantas, na presidência do Conselho Deliberativo; João Alvarenga, na Superintendência; Rosemary Fabião, na Diretoria Administrativa-financeira e a santanense D'arc Marques, na Diretoria Técnica.

De volta

Pelo visto o senador José Sarney voltará a ocupar o principal posto do Congresso Nacional. É que nenhum dos candidatos até agora conseguiu criar o consenso na base governista. O PMDB também sinaliza que estará em cima do muro com relação a eleição de 2010.

Acordo

Está sendo construído um grande acordo no Congresso Nacional para que se aprove o fim da reeleição e sejam prorrogados os mandatos para 2011. Com isso o Governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB), ficaria imbatível na disputa pela presidência da República em 2011 e, abriria o espaço para o retorno de Lula na próxima eleição.

Provas

Na reta final de 2008, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de fim da reeleição e de aumento do tempo de mandatos, cumprindo parte do acordo. O presidente Lula anistiou o Estado de São Paulo de uma dívida bilionária com a Previdência Social, o que deixou a União de reter na fonte uns milhões de reais mensais dos repasses constitucionais. E recentemente comprou a quase falida Nossa Caixa - saqueada pelos tucanos - por 5 bilhões de reais, o que permitiu José Serra criar a São Paulo Investimentos, espécie de agência de desenvolvimento com capital público e privado, que terá uma Carteira de Projetos de aproximadamente 40 blihões de reais só em 2009.

Nenhum comentário: