segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Notinhas políticas...

Tapetão

Em Santana, caso a Justiça Eleitoral casse o diploma do vereador Mário Leonardo, é bem provável que haja mudanças na composição da Câmara Municipal. Pois com a anulação dos votos seria alterado o quociente das coligações. Mário tem contra ele ação que pede a cassação de registro de sua candidatura por prática de crimes eleitorais. Só não sei se "vinga" o processo, mas já tem suplente de olho na vaga...

TCE

Tem rolado muitas indicações sobre quem seria o próximo a assumir uma vaga no Pleno do Tribunal de Contas do Estado. Recentemente tem sido ventilado na imprensa os nomes da Secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Marília Góes e, do secretário de Coordenação Política, Alberto Góes. Para que isso seja viável, resta saber quem vai se aposentar dentre os atuais conselheiros, pois disso depende a composição do TCE.

Porto de Santana

O prefeito de Santana, Antonio Nogueira (PT), anda feliz da vida com a possibilidade de tocar em frente um dos principais projetos do município: a Revitalização da Área Portuária. Nogueira já conseguiu recursos para transformar os antigos armazéns em Shoppings Populares, ordenando o comércio local e, possibilitando a implantação do Terminal de Cargas e Passageiros e um conjunto e obras de infra-estrutura turística. Também foi aprovada uma emenda de bancada para investimentos no setor portuário.

Desenvolvimento

Em 2009 os recursos federais vão atender mais municípios em todo o estado. Até então, tirando o governo estadual, quem sempre liderou na captação de recursos foi a Prefeitura de Santana, seguida de Laranjal do Jarí. Recentemente, os municípios de Tartarugalzinho e Porto Grande passaram a receber um grande volume de recursos. Agora são Calçoene e Cutias que também pretendem integrar o grupo de municípios que possuem grandes investimentos, se depender da vontade da prefeita Maria Lucimar e do prefeito Paulo Albuquerque.

Mérito

O trabalho de captação de recursos não é uma tarefa fácil. Demanda dedicação, vontade política e competência técnica, aliadas a um forte planejamento e uma constante formação da equipe de governo. Foi isso que fizeram o prefeito Antonio Nogueira (Santana) e a prefeita Euricélia Cardoso (Laranjal do Jarí).

Fim das sessões-coruja

O presidente da Câmara Municipal de Macapá, Rilton Amanajás, em conversa com seus pares, decidiu que as sessões trocarão de turno. As sessões serão mantidas nas terças e quintas-feiras, mas pelo turno da manhã. Para efetivar a mudança bastará uma alteração no regimento da Casa. Segundo Rilton, a medida vai facilitar o acesso da população aos trabalhos do Poder Legislativo, além de contar com a participação da imprensa.

Nenhum comentário: