segunda-feira, 28 de julho de 2008

Notinhas políticas...

Marketing e Política

Tem candidato que não dá importância. Mas uma boa estratégia de marketing pode mudar a conjuntura de uma eleição. Por isso, os candidatos na capital estão dando a devida importância a um quesito tão fundamental quanto o programa de governo, quando se pretende disputar uma eleição. Afinal, boas propostas sem um bom canal de comunicação não passarão de idéias vazias. Observando os slogans do candidatos nas eleições de Macapá dá pra perceber o tom do discurso que será usado no processo eleitoral.

Muda Macapá!

Esse é o slogan da chapa encabeçada pelo deputado Camilo Capiberibe (PSB). Incorpora os valores que serão pregados pela coligação oposicionista de que a cidade precisa de mudança na condução da gestão e da própria vida política. A tônica será atacar tanto o governo estadual quanto o municipal e, ainda responsabilizá-los pelos principais problemas da cidade. Afinal, de contas ambos eram "parceiros" até certo tempo.

Nosso prefeito

Será a marca da campanha do deputado Roberto Góes (PDT), que representa o consórcio político assembleiano-palaciano nas eleições da capital. O slogan tenta traduzir o sentimento de que a cidade precisa de um governante de fato, popular e competente, que possa imprimir um "choque de gestão" para combater os problemas do município, assim como Roberto fez com o futebol amapaense.

Aliança com o povo

É o tema da campanha do ex-deputado Lucas Barreto (PTB), que se dizendo abandonado pelos seus aliados e sem partidos na sua coligação, argumenta que fará uma aliança com a própria população para vencer as eleições na capital. Lucas também atacará brutalmente a atual administração municipal e, talvez o governo estadual.

Tá na hora de cuidar de Macapá

É o slogan da deputada Fátima Pelaes (PMDB) na corrida pela PMM. A estratégia de marketing terá elementos que demonstrem atitudes de zelo e amor pela cidade, uma vez que a candidata é mulher e é reconhecida como preparada tecnicamente. Deve ser trabalhada a idéia que a cidade está abandonada e que precisa de cuidados para resolução dos principais problemas enfrentados pela população macapaense.

Macapá merece respeito

É a marca da campanha do deputado Moisés Souza (PSC). A idéia é de que a cidade está maltratada e sem uma boa condução administrativa, o que a torna abandonada pelo poder público. Tudo indica que assim como os demais candidatos Moisés também "baixará a lenha" na atual gestão municipal, que nessa perspectiva é a principal responsável pelos problemas da cidade.

Macapá mais forte

Será o slogan da deputada Dalva Figueiredo (PT) na disputa pela Prefeitura de Macapá. A proposta é transmitir a mensagem de que somente uma pessoa com a experiência administrativa de Dalva poderá enfrentar os problemas que a cidade enfrenta. Como a chapa é a situação e deverá ser muito atacada pelos adversários, a tática é vincular a candidata petista com a imagem do presidente Lula, que tem forte aprovação popular no estado, demonstrando a força política da candidata.

"São todos farinhas do mesmo saco"

Brincadeirinha. Não sei se será esse o slogan mais uma vez do canditado pelo PSTU, Joinville Frota. Mas a tônica da sua campanha será a de bater - e bater muito - em todos os governantes, desde o federal até o municipal, apresentado-os como os principais causadores dos problemas sociais de Macapá. Nisso Frota é especialista como já provou em pleitos anteriores.

Um comentário:

Anônimo disse...

é impressão minha, ou vc deu uma boa camilada?