domingo, 27 de julho de 2008

Governo do Estado propõe acordo com o IPEA para implantação de sistema de monitoramento de políticas públicas

O Governo do Estado do Amapá, através da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), apresentou, em audiência com o vice-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Celso Cardoso, proposta de cooperação técnica para implantação de um sistema de monitoramento e avaliação das políticas públicas.

Com o sistema o governo pretende verificar quais os impactos que cada programa e ação desenvolvida tem para o conjunto da sociedade amapaense. "Não dá só pra ficar na ánálise quantitativa de quanto recurso foi aplicado. É importante saber quais os reais benefícios na comunidade de cada projeto implementado. Temos que ter uma avaliação de qualidade" - informa o coordenador de Monitoramento e Avaliação da Adap, Nonato Pires.

Também na audiência, ficou acertada a adesão do Governo do Estado a rede nacional de instituto de pesquisas econômicas (Pró-redes), um projeto que tem por finalidade estimular a criação nas diversas unidade da federação de órgãos com objetivos idênticos aos do Ipea, mas em caráter regional.

"Queremos transferir as nossas tecnologias e metodologias para os organismos estaduais e municipais, a fim de que possam realizar estudos mais abrangentes da políticas públicas que são implementadas, da mesma forma que o Ipea faz no cenário nacional" - disse José Celso.

Na foto, o vice-presidente do Ipea, José Celso; o articulador institucional da área econômica do GEA em Brasília, Pedro Tomaz; a coordenadora de Desenvolvimento Local da Adap, Ana Cláudia Machado; e o coordenador de Monitoramento e Avaliação da Adap, Nonato Pires.

Nenhum comentário: