terça-feira, 15 de julho de 2008

I Fórum de Direitos dos Portadores de Deficiencia em Santana

Os direitos dos portadores de deficiência e deveres do poder público e sociedade estarão sendo discutidos hoje, dia 15 de julho, em Santana, no “I Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, que está sendo realizado pela Prefeitura.

Com o tema “Inclusão, Participação e Desenvolvimento: Um Novo Jeito de Avançar”, o objetivo do encontro é traçar políticas de inclusão baseados nos eixos: educação e trabalho, saúde e reabilitação profissional e acessibilidade.

De acordo Gisela Paula, coordenadora de programas sociais da Secretaria de Trabalho e Ação Social, no Fórum serão discutidas, com técnicos e portadores de qualquer deficiência, as alternativas de melhoria da qualidade de vida, de superação das dificuldades de locomoção e comunicação, de entrada no mercado de trabalho e outros problemas encontrados no município relacionados com a temática. “O município vai assumir suas responsabilidades de acordo com o que for diagnosticado no Fórum “, diz a coordenadora.

O município gerencia hoje o Programa dos Portadores com Deficiência, do Governo Federal que é desenvolvido na Casa da Hospitalidade e aguarda a implantação do Benefício de Prestação Continuada que na primeira etapa, que inicia em agosto, vai mapear portadores de deficiência de 8 a 18 anos que estão fora das salas de aula. Ainda explica que o programa vai dar suporte financeiro e técnico para a Prefeitura e, nas etapas seguintes, estruturar escolas e capacitar educadores, pois segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à fome, atualmente 368 jovens estão fora das salas de aula.

O Fórum terá a participação das técnicas Dinete Pantoja e Eliete Miranda, da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social. A abertura está marcada para às 08 horas e encerramento para as 16 horas.

Com informações da Assessoria de Imprensa da PMS. Foto: Pan 2006 - O Globo

Nenhum comentário: