terça-feira, 16 de setembro de 2008

Tapetão em Santana...

Apesar das pesquisas de opinião declararem, que alternadamente, a liderança na corrida pela Prefeitura de Santana se reveza entre o atual prefeito Antonio Nogueira (PT) e o ex-prefeito Geovani Borges (PMDB), seguidos do ex-prefeio Rosemiro Rocha (PTB), há uma enorme possibilidade do quadro eleitoral se definir no tapetão.

Primeiro, é provável que Rosemiro saia do páreo antes do próximo dia 26 de setembro, data em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá julgar todos os processos referentes a eleições municipais a respeito de pedidos de registros de candidatura. Ainda não se sabe se o cacique político lançará a própria filha ou se apoiará outro candidato. Mas a sua saída indica mudanças no atual quadro eleitoral.

Outra situação, é a denúncia movida pela Família Borges contra a candidata a prefeita de Mazagão, Ana Dalva (PT), referindo-se a sua gestão no Programa Bolsa Família, quando foi secretária de Trabalho e Ação Social em Santana e, que acabou resvalando no prefeito Antonio Nogueira no processo judicial. Nesse caso, mesmo que a denúncia não tenha atingindo diretamente Nogueira e não o tenha desgastado perante a opinião pública, há de se considerar o poder de fogo da Família Borges quando se trata desse tipo questão no Judiciário.

Recentemente foi movida uma ação pela Coligação "Santana Não Pode Parar" encabeçada pelo prefeito Antonio Nogueira, da qual teve como partícipe o Ministério Público, que promoveu o desmanche de um esquema de captação irregular de votos pelo ex-prefeito Geovani Borges, mediante a inscrição num cadastro que dava direito a uma "carterinha" (imagem acima) e uma pulseira - que supostamente por ter um chip permitiria o controle dos votos do eleitor junto às urnas eletrônicas - e condicionava um futuro emprego e acesso livre a prefeitura em caso de vitória do peemedebista. No meio político se avalia que os elementos da denúncia são suficientes para a cassação do registro do candidato.

Espero que não seja necessário o Judiciário intervir no resultado das urnas. Mas é bom que cada caso que caracterize o abuso do poder econômico ou qualquer medida que interfira na vontade dos santanenses tenha a sua devida apuração e condenação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa é a carteira?????? Que absurdo cara. A Polícia tinha é que prender esses caras!!!