quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Carteirada...

Recebi a informação de que a Polícia Federal realizou, hoje, em Santana, uma operação de desmanche de um forte esquema de captação ilícita de votos, orquestrada num espaço denominado Casa Verde, sede da campanha da coligação União e Esperança, encabeçada pelo ex-prefeito e ex-senador da República, Geovani Borges (PMDB), candidato a prefeito no atual pleito municipal.

Segundo denúncia encaminhada à Justiça Eleitoral, o crime implicava na promessa de benefício em troca de voto em caso de eleição do dito candidato. Só que para ter acesso ao benefício o eleitor, além de ter que participar da campanha, teria que fazer um juramento numa solenidade na qual se comprometia a votar no tal candidato. Após o juramento o "comprometido" recebia uma carterinha do partido e da coligação do candidato - com foto, nome e código de barra - que lhe garantiria um futuro emprego e acesso livre à prefeitura durante a vindoura gestão.

A investigação eleitoral partiu de denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE). E, segundo informações preliminares, já haviam sido cadastradas e distribuídas mais de 4000 "carterinhas". Ainda, na operação, foram apreendidos 05 microcomputadores.

O crime em questão, de acordo com a ação do MPE, resulta na impugnação do registro de candidatura, conforme dispõe o artigo 41, alínea "a", da Lei Eleitoral, que discorre sobre a captação ilícita de sufrágios.

7 comentários:

Anônimo disse...

Égua mano, tu sabes de tantos detalhes do giovani, mas num sabe nadinha do roubo da bolsa família. Mistério....

Diniz Sena disse...

A máscara de honesto, de homem do povo ta caindo... O povo ta começando a ver que um dos caras mais ricos do amapá tem a cara-de-pau de dizer pra justiça que não tem nada, o povo ta vendo que essas carteiras são a mais escabrosa demonstração de que esses caras representam o que há de mais atrasado no Amapá, o povo ta vendo que tem gente que ainda faz política como se estivesse no século retrasado, marcando eleitor como se fosse gado... mas não tem nada não... eles já vão ter que começar a prestar contas com a Justiça por compra de votos (a mesma acusação que eles fizeram contra o Capiberibe. E olha que contra o Capi eram apenas 2 pessoas com suposição de compra de votos por R$ 20,00. Aqui são mais de 4.000 (QUATRO MIL) carteiras (quatro mil) com oferecimento de emprego...). Dia 05 de outubro eles vão ter que prestar contas é com o povo!

Anônimo disse...

É uma cambada de espertalhoes, esses Borges. Essa de fazer juramento é típica do Gilvan. Imagino é o bando de otários ignorantes que caem nesse papo. Nessa vão fazendo riqueza, enganando os outros. Tomara que Santana não caia nas suas garras.

Anônimo disse...

Realmente. Fiz esse "mistério" sobre a denúncia envolvento a candidata a Prefeitura de Mazagão, Ana Dalva, e o atual prefeito de Santana, Antonio Nogueira, porque tenho o maior zelo em colocar para a opinião informações que tenham motivação na realidade dos fatos. Sempre defendi a liberdade de imprensa, mas também defendo o direito a ampla defesa e o contraditório, assim como também não abro mão da presunção da inocência de quem quer que seja. O caso envolvento Nogueira, cuja acusação reza sobre ter inscrito parentes seus de forma irregular no Programa Bolsa Família, não é tão vedadeira quanto dizem. A denúncia movida é cheia de vícios e que não aguenta três laudas de uma honesta e boa defesa. Como sou morador de Santana e, aqui todo praticamente se conhece fica difícil eu entrar num processo "montado" e fazer calúnia contra as pessoas que são tidas como beneficiários "ilegais". Não é minha prática fazer denúncias falsas. Mas no caso da Operação na Casa Verde foi um fato e, só reproduzi o que consta o processo investigatório do MPE, que teve autorização judicial. Agora, meu caro Anônimo, não há como não se indignar diante de uma prática tão nojenta como essa de se fazer juramento, dá "carteirinha" de emprego e "passe livre" na prefeitura. Isso eu sinceramente eu não falei na postagem. Acho que peguei leve...

Anônimo disse...

O TRE tem eh q cassar essa candidatura dos "zoiudos". Chega de sacanagem por onde eles passam. Fizeram isso na saude do estado e tambem quando governaram santana.

Anônimo disse...

MPE???? Tu estás muito mau informado. Quem entrou com a ação foi a coligação do Nogueira!!! E nem bem os policiais saíram da casa verde e esse blog já falava de detalhes... Agora o caso da Ana Dalva e dos Nogueira até o Juiz Saloé disse que o caso é escabroso... Tu estás é vendido...

Anônimo disse...

Claro que divulguei, logo! Notícia quente tem que ser dada na hora. É o furo da reportagem. Mas na boa, anônimo! Ressentimento é caso de cura interior. E, infelizmente não sou terapeuta pra te ajudar. Faça uma leitura atenta dos dois processos. Eles são de domínio público. Também aproveito pra agradecer sua participação aqui na "Zona". Você e outros leitores é que justificam a razão da sua existência. E quando quiser contribuir com alguma "notícia quente é só postar algum comentário ou recado que agente divulga. Ou então manda e-mail na caixa de sugestões.