terça-feira, 16 de setembro de 2008

O ProJovem Urbano começa matricular os primeiros alunos

Com mais de 250 mil vagas para 2008, começam as inscrições para o ProJovem Urbano. O programa é uma reformulação do antigo ProJovem, que em três anos matriculou mais de 250 mil jovens em todo o país.

Além da expansão do número de beneficiados, o novo Programa ampliou a faixa etária para 29 anos e abriu a possibilidade de matrícula para quem apenas sabe ler e escrever. Agora também permite que o aluno possa estar trabalhando formalmente, o que não era possível anteriormente.

Gestão

O ProJovem Urbano é uma das quatro modalidades do novo programa integrado de Juventude - ProJovem, lançado no final de 2007, com a unificação dos programas Agente Jovem, Saberes da Terra, ProJovem, Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Juntos esses programas atenderam, anteriormente, 467 mil jovens e, com a unificação, vão beneficiar mais de 3,5 milhões de jovens até 2010.

As outras três modalidades do Programa são: Projovem Adolescente (Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome), Projovem Campo (Ministério da Educação) e Projovem Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego). A gestão do Projovem Urbano está a cargo desse três Ministérios, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência, por meio da Secretaria Nacional de Juventude.

Quem pode se inscrever?

Para participar do programa o candidato deve ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental (8ª série). O programa, com duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos profissionais, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês. Para fazer a inscrição basta ter em mãos a carteira de identidade ou a certidão de nascimento. A central de atendimento do ProJovem Urbano é 0800 722 7777.

Foto: Walter Júnior

Nenhum comentário: