sábado, 10 de maio de 2008

A enchente em Laranjal do Jarí...

Em decorrência das enchentes que tem deixado em situação de calamidade pública a região sul do estado, estive no dia de ontem, 09 de maio, no município de Laranjal do Jarí, acompanhando os traballhos que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado, pela Prefeitura local e os organismos de defesa civil.


A situação é bastante delicada. As residências, principalmente palafitas, e o setor portuário e comercial estão debaixo d'água. O nível da maré aumentou significativamente chegando a 2,93 m, de acordo com a Defesa Civil. O número de desabrigados chega a aproximadamente 1.700 famílias, ou seja, cerca de 6000 pessoas, que estão distribuídas em casas de familiares e em escolas.

Esteve presente no local, o Governador em exercício, Pedro Paulo Dias de carvalho, dando suporte principalmente de medicamentos à rede de saúde do muncípio. Em reunião com a Prefeita Euricélia Cardoso, o Governador Pedro Paulo e o comando da Defesa Civil foram tomas medidas de contenção dos desastres provocados pela enchente e de apoio as famílias atingidas.

Também foi solicitado, a pedido do Governador e da Deputada Dalva Figueiredo, a presença do Ministro de Estado das Cidades, Márcio Fortes de Almeida e do Secretário Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

Em resposta, o ministro Márcio Fortes, confirmou a vinda o diretor de Saneamento do Ministério da Cidades, Mauro Galvão, e da técnica, Alessandra Vieira, da Secretaria Nacional de Habitação. Os técnicos já estão estão em Laranjal do Jarí.
O Decreto de Estado de Emergência e de Situação de Calamidade foi homologado pelo Governo do Estado e pela Defesa Civil.

Nenhum comentário: