quinta-feira, 8 de maio de 2008

Eleições na Assembléia Legislativa...

Com um ano de antecedência AL escolhe Mesa. Dalto será vice, apesar de restrições
Por Luciana Capiberibe

Durante uma reunião que durou três horas na manhã de hoje, 06, invadindo o horário da sessão, que não aconteceu, 22 deputados deliberaram sobre a nova mesa da casa, que deve tomar posse somente em fevereiro de 2009. Todos os nomes atuais foram mantidos, com exceção da atual vice-presidente da casa, deputada Francisca Favacho(PMDB), que deverá passar o cargo para o deputado Dalto Martins(PMDB).

Ponto divergente

A indicação de Dalto Martins, bancada pelo atual presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Amanajás(PSDB), foi um ponto divergente entre os deputados, pelo menos 14 deles procuraram Favacho para dizer que preferiam que ela permanecesse e durante a reunião 6 deputados expuseram motivos para que Dalto Martins não assumisse o posto. Favacho disse estar respaldando uma decisão de seu partido, o PMDB, tomada há dois anos, quando da eleição dela para a vice-presidência. Naquele momento, segundo Francisca, já teria sido definido internamente no PMDB, que Dalto a sucederia. Assim, mesmo sob resistência de pelo menos dois terços dos deputados, que utilizaram termos como “instável” e “desarmônico” para defini-lo, o deputado Dalto deverá ser eleito na próxima terça-feira vice-presidente da Assembléia Legislativa para o biênio 2009-2010.

De olho em 2010

A preocupação dos deputados reside justamente no fato de que Dalto Martins poderá presidir a Assembléia Legislativa quando da sucessão governamental em 2010, já que o presidente Jorge Amanajás deverá se licenciar para candidatar-se ao governo do estado. Porém, não é o que diz o departamento jurídico da Assembléia Legislativa, que afirma ter feito consulta jurídica que indica que nem o presidente Jorge Amanajás, nem o deputado Roberto Góes(PDT), deverão se licenciar de seus cargos na mesa da casa para candidatar-se respectivamente a Governador em 2010 e prefeito em 2008, Góes é o secretário de finanças da mesa da Assembléia.

Nenhum comentário: