quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ontem foi noite de eclipse lunar

Ontem, dia 20 de fevereiro, aconteceu o primeiro eclipse lunar do ano de 2008. Como não havia acompanhado os noticiários estava desinformado sobre o fenômeno da natureza. Até que de repente observei uma enorme agitação nas pessoas e, então me dei conta de que todos estavam à espera do tal eclipse. Foi fascinante! Mas digo que não se fazem mais eclipses como antigamente.

Nasci em uma cidade do interior do nosso estado e, há tempos atrás, no dia em que ocorria um eclipse, lá era uma agitação total. Na hora marcada todas as luzes eram desligadas, para que assim todos pudessem observar a escuridão total provocada pela ausência da iluminação lunar.

Outra coisa interessante que nós fazíamos, sob a orientação dos nossos pais e avós, era reunir a turma toda para fazer batucada. A mão ficava inchada de tanto que a gente batia lata. O ritual era recomendado para que a Lua acordasse, pois "se ela dormisse de vez", não teríamos mais a sua luz. Seria eclipse pra sempre. A mesma coisa ocorria quando era eclipse solar e, aí a batucada era maior, já pensou viver sem o dia?

Bom tempos aqueles!!! Compartilhe também as suas histórias de eclipse.

Nenhum comentário: