segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Mais investimentos na Educação Infantil


Proinfância vai investir R$ 800 milhões em creches e pré-escolas

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) deverá destinar R$ 800 milhões até 2010 para a melhoria e a ampliação da rede de creches e pré-escolas das redes municipais e do Distrito Federal.

A coordenadora geral de Infra-Estrutura Educacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Maria Fernanda Bittencourt, informou, em entrevista à NBR, que cerca de 100 mil crianças, entre zero e seis anos de idade, passarão a ter acesso à educação infantil.

Segundo ela, o país conta com cerca de 35 mil creches, divididas entre particulares e municipais. “Existem municípios que já têm uma estrutura melhor de creche à medida que o programa foi sendo desenvolvido. Mas nós ainda sentimos uma enorme deficiência nessa parte do ensino infantil do Brasil todo”, afirmou.

Maria Fernanda Bittencourt disse que, no ano passado, foram firmados 484 convênios. "São 484 creches, sendo uma por município. Para 2008, nós estamos aguardando definição do orçamento para saber quantas serão a mais, poderão ser repassados mais recursos para a melhoria ou construção de outras creches, de acordo com as especificidades de cada município”, explicou.

A coordenadora do FNDE lembrou que o programa teve início com um estudo elaborado pelo Núcleo de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).“Esse estudo fez uma classificação de todos os municípios brasileiros. Depois disso, nós abrimos uma chamada para que os municípios dissessem se tinham interesse em receber assistência técnica e financeira do programa [Proinfância]”.Segundo ela, 4,3 mil municípios se inscreveram. A maior parte das inscrições foi registrada nas Regiões Sudeste e Sul. Todas as regiões declararam interesse no programa, a Região Norte foi a que menos demandou”, afirmou Maria Fernanda Bittencourt.

Matéria publicada no site oficial do PT do dia 21 de janeiro de 2008.
Estamos na torcida pelo ministro Haddad que vêm realizando um excelente trabalho à frente do Ministério da Educação.

Nenhum comentário: