domingo, 1 de fevereiro de 2009

Eleições no Congresso Nacional....

Nesta segunda Brasília vai tremer com a eleição para a presidência das duas casas legislativas do Congresso Nacional. O jogo está marcado para as 10 horas da manhã, mas ao que tudo indica deverão ter atrasos por conta de que alguém terá que bater o pênalti primeiro, ou seja, uma das duas votações tem que encerrar antes. E isso poderá ser o diferencial da disputa.

Câmara

Na Câmara dos Deputados, disputam o deputado Aldo Rebelo (PCdo B) como candidato do bloquinho de esquerda - sem o PDT; Ciro Nogueira (PP) como candidato avulso do baixo clero; e Michel Temer (PMDB) como favorito por ser o candidato da maioria das legendas da base governista - inclusive o PT - e, também candidato das principais legendas de oposição - PSDB e DEM. O cenário atual favorece uma vitória tranquila de Temer. Os demais nomes pretendem provocar o segundo turno e, assim tentar faturar as eleições.

Senado

A disputa no senado tem as candidaturas do ex-presidente da Casa por duas vezes - o senador José Sarney (PMDB/AP) - e do petista Tião Viana (PT/AC). Tudo indicava uma vitória esmagadora de sarney até a adesão do PSDB a candidatura de Viana. Agora a disputa vai ser voto a voto por conta das possíveis traições de cada lado, uma vez que o voto é secreto.

A priori o nome de José Sarney é tido como o nome capaz de assegurar a governabilidade do mandato lulista no Congresso. Tanto é que o cacique peemedebista rejeitou o apoio tucano para demonstrar a lealdade ao Palácio do Planalto.

Também deixou claro que ainda não superou a mágoa da represália orquestrada pelo PSDB contra a pré-candidatura da filha Roseana Sarney a presidência da República em 2002. Pra quem não lembra na época Roseana liderava a corrida presidencial quando choveu uma onda de escândalos envolvendo o seu nome e seu de seu marido em operações da Polícia Federal.

Do lado petista, o nome de Tião Viana é defendido com base na tese de que uma legenda não pode presidir as duas casas do Congresso Nacional. Ainda argumentam que o PT garantiu apoio a Temer na Câmara em troca da presidência do Senado. A atitude do PMDB em manter a candidatura de Sarney poderá provocar uma revoada petista para apoiar a candidatura de Aldo Rebelo na Câmara dos Deputados.

Mesmo sendo petista, para alguns governistas Tião não é o melhor nome para garantir a governabilidade. Alguns parlamentares garantem que Tião é do time de parlamentares que afrouxam nos momentos de crise, como foi a postura de alguns petista diante do escândalo do "mensalão".

Urnas

O processo eleitoral está oficialmente agendado para iniciar às 10 horas, no horário de Brasília. Começa com os discursos inflamados e depois ocorre a votação secreta. Como diz o velo ditado: "É hoje que a onça bebe água!".

Nenhum comentário: