sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Programação do Aniversário de Santana...

CPM 22 em Santana

Em comemoração ao aniversário de 21 anos de criação do município de Santana, a prefeitura da cidade traz a banda paulista CPM 22 para fazer um megashow de rock na Praça Cívica.

Uma super estrutura de palco, sonorização e iluminação está montada para fazer um dos melhores shows da história da cidade. Nas edições anteriores do aniversário já vieram atrações nacionais com a banda "Os Raimundos", Bíquini Cavadão e Guilherme Arantes.

De acordo com os organizadores do evento também foi investido em segurança e serviços de apoio para garantir qualidade na realização do evento, que contará com a participação maciça da população santanense. (Foto: O Globo)

Festival de Cinema

Também acontecerá nos dias 20 (domingo) e 21 (segunda) a IV Edição do Festival de Vídeo "Curta Santana num Minuto". Mais de 40 filmetes foram inscritos com o tema de aniversário "Bom mesmo é ser daqui". Durante o festival também serão exibidos uma rodada de filmes de longa-metragem no Cine Santana.

Os filmes do festival serão exibidos no Cine Santana e na Praça Cívica. Já está confirmada a visita de um dos maiores ícones do cinema nacional - o ator Zé do Caixão. Haverá mais 15 mil reais em prêmios para os vencedores da mostra.

E mais uma novidade: o poster aqui vai fazer parte da mesa julgadora do festival. Motivo pelo qual agradeço o convite da prefeitura.

Para quem gosta de poesia....

Já está disponível nas bancas e nas melhores livrarias da cidade o livro de poemas e hai-kais "Varal", dos jornalistas Alcinéa Cavalcante, Rostan Martins e Osvaldo Simões.
Foto: Alcilene Cavalcante

Notinhas políticas...

Feliz da vida

O meu amigo Diniz Sena está feliz da vida com a vinda do seu Anjinho ao nosso planeta. Nasceu a tão esperada Talita, que é a princesa do casal Diniz a Tatiana.

Na blogosfera

Tem gente nova no pedaço. É o meu companheiro Renato Atayde pilotando o blog Jornal do Internauta (jornaldointernauta-ap.blogspot.com). Também tem o blog do Yan Fernando (www.tribodoyan.blogspot.com), garoto esperto filho da minha amiga Mariléia Maciel que já segue os passos da mãe na arte de escrever. De Santana faço o registro do blog do competente advogado Rivaldo Valente (rivaldovalente.zip.net).

Manifesto

Petistas de Santana esclerecem que o manifesto lançado em apoio à candidatura do professor José Roberto (PT) para presidência da Câmara é assinado por várias correntes internas do PT e, não se trata de um tendência minoritária. Asseguram que a posição defendida já aglutina importantes setores da legenda e, não uma minoria.

Concurso

Petistas do Amapá comemoram a seleção de quatro músicas compostas por amapaenses para a fase final de um concurso que irá eleger as melhores músicas de campanha do Partido dos Trabalhadores para gravação em CD produzido pelo Diretório Nacional da legenda.

Mais cultura

O blog Notícias Daqui da jornalista Luciana Capiberibe inaugurou dias atrás uma nova seção, denominada Aldeia Cultural, que traz as novidades da agenda cultural do estado. Uma excelente iniciativa!

Tô dentro

Mesmo com a barreira imposta pela Câmara dos Deputados à PEC que ampliava o número de vereadores no ano que vem, os candidatos a vereador derrotados nas últimas eleições em Santana, Ney Monte (PCdoB) e Vicente Marques (PTN) estão recorrendo ao TRE reclamar que o município tem direito a 11 assentos. Segundo eles, com 95.733 habitantes, de acordo com dados do IBGE, Santana tem direito a 11 vereadores e não dez. Os candidatos referem-se a tabela em vigor aprovada pelo STF e que foi chancelada por meio de resolução pelo TSE. Se a reclamação for aceita a composição da Câmara seria alterada.

Orçamento
(Da coluna Nos Bastidores da Notícia, Jornal do Dia)

Foi aprovado ontem no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá o Projeto da Lei do Orçamento Anual para o ano de 2009. São quase R$ 2,5 bilhões que serão divididos entre os três poderes, ficando mais de um bilhão de reais para ser administrado pelo Executivo Estadual.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Câmara dos Deputados barra proposta que aumenta número de vereadores

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados barrou a promulgação da proposta de emenda à Constituição aprovada nessa madrugada pelo Senado que aumentava o números de vereadores em todo o país.

Os deputados entenderam que as alterações realizadas pelos Senadores na PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que ampliou o número de vagas nas Câmaras Municipais pelos critérios estabelecidos desconfiguraram o texto e, portanto, decidiram pela não assinatura da matéria, impedindo que ela seja levada à promulgação pelo Congresso Nacional.

Com a decisão da Mesa, a PEC terá que ser devolvida ao Senado, conforme prevê o Regimento do Congresso Nacional, e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT/SP), deverá solicitar ao presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB/RN), que repasse a PEC aprovada pelos senadores para nova análise na Câmara.

A votação no Senado

Durante a votação no Senado, o relator da chamada PEC dos Vereadores, senador César Borges (PR/BA), separou as duas partes principais da proposta: a composição e os gastos das Câmaras. Na PEC aprovada pelo Senado consta apenas a parte do texto que recebeu o aval da Câmara no início do ano e altera a proporcionalidade de vereadores em relação ao número de habitantes do município.

Pela proposta aprovada no Senado foram criadas 24 faixas de número de vereadores: os municípios com até 15 mil habitantes terão nove vereadores, enquanto os municípios com mais de 8 milhões de moradores terão 55 vereadores. Os senadores retiraram da PEC um artigo que reduzia os percentuais de repasse das receitas dos municípios para as Câmaras - uma economia calculada em R$ 1,5 bilhão.

De acordo com o relator, as duas medidas deveriam ter tramitação distinta por produzirem impactos diferentes. A idéia do senador era discutir esta parte da PEC, em 2009, em um novo texto. Mas a Mesa da Câmara discorda do texto aprovado no Senado e decidiu "melar" toda a articulação feita pelos líderes partidários para aprovar o projeto ainda esse ano e com regras valendo para as últimas eleições municipais.

Senado contestará decisão da Câmara

Para os futuros veradores que estavam na expectativa para tomar posse em 1º de janeiro, ainda resta um esperança. O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), acionou a Advocacia Geral do Senado para contestar na justiça a decisão da Mesa da Câmara do Deputados de vetar a promulgação da Lei. (Foto: Folha Online)

CCJ aprova fim de reeleição e aumento de mandatos

A CCJC (Comissão de Constituição, de Justiça e de Cidadania) da Câmara aprovou o conjunto de PECs (Projetos de Emendas à Constituição) da reforma política. O relatório de João Paulo Cunha (PT-SP) acaba com a reeleição de prefeitos, governadores e presidentes e aumenta os mandatos de todos os cargos.

O novo tamanho dos mandatos não foi definido ainda, pois há várias propostas com durações diferentes para eles, que vão de cinco a oito anos. A proposta também faz os mandatos coincidirem, pois todos os cargos tomariam posse ao mesmo tempo. Dessa forma, diminuiria a periodicidade de eleições no país, que atualmente ocorrem de dois em dois anos.

O texto também prevê que o suplente do senador seja o candidato mais votado que não tomou posse na última eleição. Atualmente, cada senador tem um suplente que é eleito junto a ele no pleito.

Propostas sobre o voto facultativo também estão contidas na reforma, que terá seu mérito avaliado. A CCJC aprovou a constitucionalidade da proposta. Para que ela ainda siga para o plenário, terá de passar por uma comissão especial no início da próxima legislatura, em fevereiro de 2009.

Com informações da Agência Câmara.

No ângulo...

Saudades dos velhos tempos...
Foto: Sem crédito

Notinhas políticas...

Portos

A deputada Fátima Pelaes (PMDB/AP) conseguiu incluir na Relação Descritiva dos Portos Marítimos, Fluviais e Lacustres do Plano Nacional de Viação (PNV) os portos do municípios de Amapá (litorâneo), Calçoene (litorâneo), Cutias (Rio Araguari), Ferreira Gomes (Rio Araguari), Laranjal do Jari (rio Jari), Mazagão (Rio Amazonas), Oiapoque (litorâneo), Pracuúba (Lago Pracuúba), Tartarugalzinho (Lago Novo) e Vitória do Jari (Rio Jari). Com isso o Amapá fica apto a receber investimentos em infra-estrutura portuária do Governo Federal.

Seguro-desemprego aos trabalhadores do açaí e da castanha

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou, nesta quarta-feira, 17, o projeto de lei 5.857/2005, da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), que institui o seguro-desemprego aos trabalhadores na extração ou beneficiamento artesanal de produtos da floresta no período de entressafra. Janete pegou carona no PL 6.914/2002, de autoria do ex-senador Sebastião Bala Rocha (PDT/AP) e no PLS 68/2000, de autoria da senadora Marina Silva (PT/AC). O projeto vai agora à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJC. Se aprovado, vai à sanção presidencial.

Manifesto

Pelo visto o prefeito Antonio Nogueira (PT) ainda terá muita dor na cabeça por conta das eleições da Câmara de Santana. Agora uma tendência minoritária do PT lança manifesto em defesa de candidato petista que disputará a presidência da casa com o apoio da oposição. Os petistas alegam que não dá pra apoiar o nome articulado pelo governo que é da legenda de oposição ao governo Lula - o PSDB.

Churrasco com açaí

Os candidatos Cabral Tork (PMDB), Professora Marcivânia (PT), Ney Monte (PCdoB), Vicente Marques (PTN), Gritti (PP), Edinardo (PR) e Ronílson (DEM), pelo visto deverão ser a novidade no parlamento no próximo ano. É que com a aprovação da lei que possibilita o aumento de vereadores em Santana eles deverão tomar posse no dia 1º de janeiro. Só não vai dá pra serem diplomados na cerimônia de hoje por conta de que a lei foi aprovada essa madrugada. Só espero que me convidem para o churrasco de comemoração.

PIB Macapá

Macapá tem o 24º menor PIB dentre as Capitais e ocupa a 96 ª posição entre as cidades brasileiras no total do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados analisados referem-se ao ano de 2006. De acordo com a pesquisa, feita pelo IBGE, a renda per capital do macapaense foi de R$9.135. Nessa época a cidade possuía 368.367 habitantes.

Carimbo

O juiz Marconi Pimenta carimbou o diploma de vereadores e suplentes em cerimônia no Teatro das Bacabeiras. Os futuros vereadores que estão pendurados na justiça ainda serão julgados pela 10ª Zona Eleitoral e pelo TRE. Mudanças na composição à vista!

Programação de aniversário em Santana...

A s festividades de comemoração do aniversário da cidade organizadas pela Prefeitura de Santana têm enchido de orgulho os santanenses. Ontem foi celebrada a missa ecumência na data de aniversário, 17 de dezembro. Depois teve o show com o cantor gospel Fernandinho, do Ministério Faz Chover na Praça Cívica.

Show com Padre Zezinho

Hoje a programação segue com o show do Padre Zezinho, que deve lotar a Praça Cívica com a presença das famílias santanenses.

Sábado é muito rock com CPM 22

E no sábado, 20 de novembro, tem o grande show de aniversário com a banda paulista CPM 22. Vai ser muito rock pra todo mundo!!!

Festival de Vídeo

Ainda tem o Festival de Vídeo Curta Santana Num Minuto, que vai acontecer nos dias 20 e 21/11, na Praça Cívica e na sala de exibição do Cine Santana. O Festival terá a participação do cineasta e ator Zé do Caixão. Serão distribuídos 15 mil reais em prêmios.

(Foto: Recando da Aldeia na Ilha de Santana)

Senado aumenta o número de vereadores em todo o país

O Plenário do Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (18), depois de longa discussão, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20/08, que cria 24 faixas para o número de vereadores de acordo com a população dos municípios.

Os municípios com até 15 mil habitantes terão nove vereadores, enquanto os municípios com mais de 8 milhões de moradores terão 55 vereadores. Os limites de gastos das câmaras de vereadores não foram modificados e um artigo prevê que a mudança valerá para os vereadores que tomarão posse no próximo mês. Com as mudanças, haverá mais 7.343 vereadores no país.

A proposta de emenda à Constituição foi aprovada depois de um acordo de líderes que permitiu a realização de sessões extraordinárias seguidas, uma vez que contando prazos de votação uma PEC precisa ser discutida por cinco sessões, em primeiro turno, e por três, em segundo turno. No primeiro turno, a emenda recebeu 54 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção. No segundo turno, ela obteve 58, a favor, cinco, contra e uma abstenção. A emenda será promulgada pelo Congresso ainda nesta quinta-feira (18), entrando em vigor imediatamente.

A emenda constitucional aprovada busca resolver uma polêmica criada em 2004, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixou a Resolução 21.702/04, estabelecendo instruções sobre o número de vereadores a serem eleitos segundo a população de cada município. A resolução do TSE redistribuiu os municípios em 36 faixas e deu nova interpretação à matéria, reduzindo o número de vereadores em 2.409 municípios. A decisão do TSE proporcionou ainda aumento no número de vereadores em 19 municípios. Agora, as 36 faixas previstas pelo TSE foram reduzidas para 24.

Com informações da Agência Senado.

No ângulo...

Residências em Vila Amazonas - Santana
Foto: Arquivo Icomi

Notinhas políticas...

Festa em Santana

Ontem em Santana foi só festa e muito bolo pra comemorar o 21º aniversário de criação do município. A história de Santana começou em 1761, mas o que os santanenses celebram é a emancipação política e administrativa ocorrida em 1987.

Traíra

O Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou a cassação por infidelidade partidária do mandato do deputado Walter Brito (PRB/BA) pela Câmara dos Deputados. O 'traíra' já havia sido cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a Mesa Diretora da Casa não cumpriu a decisão, mantendo o parlamentar no cargo. Tem gente que já começa a ficar de "orelha de pé" por essas bandas...

Rindo pras paredes

O deputado Sebastião Bala Rocha está rindo pras paredes com a aprovação do projeto que cria a Zona Franca de Macapá. Para quem não sabe o parlamentar foi autor da manobra jurídica que permitiu que o projeto entrasse na pauta em votação de outro projeto de lei que tratava de tema semelhante, o que encurtou o caminho da sonhada Zona Franca.

Piso Nacional dos Professores

No julgamento de uma ação proposta por cinco governadores, o STF manteve o piso salarial da categoria de professores em R$ 950, mas suspendeu o artigo da Lei 11.738 que fixava um terço das 40 horas semanais para atividades extra-classe, como o preparo de aulas e a correção de provas. Se por um lado, os professores celebram o piso nacional. De outro, os governadores e prefeitos comemoram a autonomia para decidir quanto da jornada de trabalho dos professores da rede pública deve ser gasta dentro e fora da sala de aula.

Secretariado

O prefeito eleito de Macapá, deputado Roberto Góes (PDT), vai anunciar em entrevista coletiva na próxima segunda-feira (22/11), no Macapá Hotel, os nomes dos seus auxiliares na Prefeitura Municipal de Macapá.

Primeiros nomes
(Da coluna Gazetilha, A Gazeta)

Mas a Gazetilha sente, de longe, o cheiro. Depois de termos anunciado, em primeira mão, que Davi Alcolumbre topou ser o secretário de Obras conseguimos farejar outros nomes. Anote para depois a gente conferir: Paulo Melém para as Finanças e Vicente Cruz para a Procuradoria Geral. Até aí bate com a intenção de Roberto de querer o máximo de técnicos para cargos de primeiro escalão.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Processo contra Nogueira foi considerado nulo pelo TRE

Foi julgada no dia de hoje (17/12) a sentença que cassou o registro de candidatura do atual prefeito do município de Santana, Antonio Nogueira, que foi resultante da ação impetrada pela Coligação Santana, encabeçada pelo ex-prefeito Rosemiro Rocha (PTB).

A ação já havia sido julgada improcedente pelo Ministério Público Eleitoral, mas mesmo assim há três dias da eleição do último dia 05 de outubro ele teve o seu registro cassado pelo juiz da 6ª Zona Eleitoral, Rogério Funfas. Na época Nogueira concorreu por liminar concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Histórico

No dia 02 de outubro de 2008, o juiz da 6ª Zona Eleitoral, Rogério Funfas, expediu setença que cassou o registro de candidatura de Antonio Nogueira (PT). Na decisão Funfas declarou também a inelegibilidade por um período de três anos.

A setença contra Nogueira teve origem em denúncia feita pela coligação encabeçada pelo ex-prefeito Rosemiro Rocha (PTB), que alegava o abuso do poder político em convênio realizado entre o Governo do Estado do Amapá e a Prefeitura Municipal de Santana, que culminaria em obra durante o período eleitoral. No período, o Ministério Público julgou improcedente a ação por falta de objeto já que não houve nenhuma liberação de recurso e nenhuma obra havia sido iniciada. Mesmo assim o juiz eleitoral optou por impugnar a candidatura.

Decisão

No julgamento de hoje (17/12), o processo que pedia a cassação de registro do prefeito reeleito Antonio Nogueira foi declarado nulo em decisão unâmime do Tribunal Regional Eleitoral. O pleno considerou que houve falta de provas, a não citação do vice no processo e também foi considerado que a setença extrapolou o objeto da ação.

Assim, Nogueira já pode vestir o paletó para a sua diplomação marcada para amanhã no Forum da Comarca de Santana, às 9 horas.

PEC dos vereadores

O Projeto de Emenda à Constituição aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, no último dia 10 de dezembro, alterará a composição da Câmara de Vereadores do Município de Santana, uma vez que pelo critério que define o número de vereadores nos municípios brasileiros, Santana se enquadra no grupo das cidades que têm entre 80 mil e 120 mil habitantes, que pela regra passsarão a ter 17 vereadores.

De acordo com o blog do Diniz, link ao lado, em Santana que terá mais 7 vereadores, quem assume uma vaga no Legislativo são os seguintes nomes: Cabral Tork (PMDB), Professora Marcivânia (PT), Ney Monte (PCdoB), Vicente Marques (PTN), Gritti (PP), Edinardo (PR) e Ronilson (DEM).

Ainda de acordo com o blog a Câmara ficaria composta da seguinte forma pela forças políticas santanenses: PT – 3 vereadores; PTB – 2 vereadores; PPS – 2 vereadores; PMDB – 2 vereadores; DEM – 2 vereadores; PSDB – 1 vereador; PDT – 1 vereador; PCdoB – 1 vereador; PTN – 1 vereador; PP – 1 vereador; e PR – 1 vereador.

Informações que chegam a este blog, asseguram que tem candidato que já assou o churrasco para comemorar. É que segundo informações dos caciques partidários o Congresso Nacional vota essa semana em plenário a a PEC 020/2008, que já valerá para as últimas eleições.

Cabe lembrar que o projeto já foi aprovado na Câmara e depois de aprovado pelo Senado só precisa da promulgação pela Mesa Diretora do Congresso Nacional por se tratar de Emenda à Constituição.

No ângulo...

Porto de Santana em 1947.
Foto: Arquivo Icomi

Notinhas políticas...

Diplomado

O deputado Roberto Góes (PDT) viveu uma aventura semelhante as obras homéricas para assumir a cadeira de prefeito da capital. Uma dia conseguia liminar e no outro perdia. Foi uma intensa batalha jurídica, mas no final o parlamentar foi diplomado. Do lado da oposição dizem que a briga ainda não terminou! Esperar pra ver!

Sem trégua

Nem nas festividades de aniversários da cidade os vereadores da Câmara de Santana deram uma trégua nas negociações para eleger a nova Mesa Diretora. A disputa está acirrada!!!

Independência

De um lado tem uma chapa liderada pelo petista José Roberto (PT), a qual integram membros da oposição a Nogueira, que no discurso defendem a independência do Legislativo.

Governabilidade

De outro lado tem um chapa governista encabeçada pelo menos até agora pelo vereador Rato (PSDB), que defende a governabilidade da atual gestão.

Isolamento

A ex-deputada Roseli Matos (DEM) e Robson Rocha (PTB), líderes da oposição, apóiam o governista José Roberto (PT) para evitarem o isolamento do legislativo santanense.

Ingovernável

Na avaliação de gestores o aumento do número de vereadores tornam ingovernáveis os municípios. E ao contrário do que dizem o congressitas, serão aumentados os gastos públicos e nem sempre implica tal medida em mais participação.

Parabéns, Santana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Santana festeja hoje 21 anos

Deixei um pouco de lado a Zona do Zico esses dias por conta da minha participação em um importante projeto e de muitas atividades de trabalho que ficaram "puxadas" nos últimos dias. Mas não poderia deixar de registrar o aniversário da minha cidade que hoje comemora 21 anos.

Hoje, os santanenses comemorarão os 21 anos de emancipação político-administativa que culminou com a criação do município em 17 de dezembro de 1987.

Mesmo de longe tenho acompanhado que desde o início do mês de dezembro, a Prefeitura está promovendo uma série de eventos todos os dias. Já teve o Triatlo Caboclo, a Maratona da Cidade, o Concurso de Decoração Natalina e muito mais.

Muito bolo pra comemorar!

E como hoje é festa de aniversário vai ter um um bolo de 21 metros, que será cortado após o culto ecumênico às 18h, na Praça Cívica.

Segundo os organizadores a programação de aniversário não pára. Dia 20, sábado, a banda paulista CPM 22 se apresenta também na Praça Cívica. Ainda está programado o IV Festival de Vídeo “Curta Santana Num Minuto”. O ator e cineasta Zé do Caixão estará na cidade julgando e premiando os participantes do festival. Quinze mil reais em prêmios serão distribuídos.

Show Gospel com Fernandinho para celebrar os 21 anos

O cantor gospel Fernandinho, do ministério Faz Chover, fará única apresentação em Santana hoje (17/11), às 21h, na Praça Cívica do município. O show é parte das comemorações pela passagem do aniversário de 21 anos da cidade de Santana.

(Na foto, de Mariléia Maciel, está retratada a festa de Santa Ana que deu origem ao nome da cidade)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Taxa de aprovação a Lula bate novo recorde e alcança 70%

Pesquisa Datafolha mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo ou bom por 70% dos brasileiros, maior aprovação de um presidente desde 1990, informa reportagem da Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Nenhum presidente no Brasil desde a redemocratização atingiu esse patamar. O recorde anterior já pertencia ao próprio Lula: 64% o avaliavam positivamente em setembro. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de novembro.

Segundo o levantamento, o presidente conta com a avaliação positiva da maioria da população em todos os segmentos socioeconômicos e regiões do país. Isso já ocorria no levantamento de setembro, mas agora Lula teve reforçado o apoio sobretudo entre os mais jovens (mais nove pontos), os mais escolarizados (mais nove) e no Sudeste (também mais nove pontos). O Nordeste segue como principal área de apoio a Lula: 81% o avaliam como ótimo ou bom.

Para a realização da pesquisa, o Datafolha ouviu 3.486 brasileiros com mais de 16 anos em todo o país. A margem de erro máxima para os resultados é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia a notícia completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

Da Folha Online

No ângulo...

Saudades dos velhos tempos...
Foto: Grimaldi

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Notinhas políticas...

Câmara

As eleições para a Câmara em Santana tem revelado as dificuldades que o atual prefeito Antonio Nogueira (PT) terá que enfrentar no seu segundo mandato. Não bastasse os ataques dos adversários, agora são os seus próprios aliados que o tem deixado na mão.

Decepção

Petistas de Santana dizem que estão decepcionados com o vereador mais votado da legenda nas úlitmas eleições - o professor José Roberto (PT). Rola nos bastidores que o parlamentar estaria se alinhando a oposição para obter a presidência da casa, contrariando a decisão partidária. O estranho é o vereador afirmara que não votaria no candidato de Nogueira - o vereador Rato (PSDB) - por ser tucano. Mas agora trabalha com o apoio da oposição para ser o presidente ou então eleger o vereador conservador Mário Leonardo. Vai entender...

Confiança

Sempre tive o maior respeito e admiração pelo vereador José Roberto. E não acredito que ele se volte contra o programa que defendeu nas eleições. Espero que tudo isso não passe de boatos. Pois digo que o problema não está no fato dele querer ser o presidente da Casa. Considero-o preparado e com biografia para assumir o posto máximo do Legislativo. Mas só recomento cuidado com os meios... Não pode o vale tudo pelo poder...

MP e AMPAP: Solidariedade às vítimas de SC

A Procuradoria-Geral de Justiça, em parceria com a Associação do Ministério Público (AMPAP), recebe, a partir de hoje (01), doações de roupas, alimentos não-perecíveis, artigos de higiene pessoal, colchões e cobertores para auxílio aos moradores desabrigados do Estado de Santa Catarina atingidos pelas fortes enchentes da última semana. Membros, Servidores e a população amapaense podem fazer qualquer doação nos prédios da Avenida FAB, na Promotoria de Justiça de Macapá na Avenida Padre Júlio ou na Promotoria de Justiça de Santana. Todas as doações serão enviadas àquele Estado. Participe!

Não deixem o samba morrer...

Nonato Leal se apresenta na Casa do Chorinho
(Do blog Repiquete no Meio do Mundo)

Nesta quinta-feira, dia 4, a partir das 21 horas, o Mestre Nonato Leal apresenta o show intitulado "Sua majestade o violão" na Casa do Chorinho. No repertório, músicas autorais e grandes clássicos da música nacional e internacional. Durante a apresentação, a atriz Patrícia Andrade fará intervenções poéticas. Nonato Leal é um virtuose ao violão, além de tocar vários instrumentos de corda como bandolim, violão e viola, entre outros. Já tocou com Nelson Gonçalves, João do Vale, Ângela Maria e tem dois CDs lançados - Lamento beduíno e Coração Popular. Patrícia Andrade é atriz e produtora cultural e aceitou o convite do Mestre para uma pequena participação no show.

Sesc comemora Dia do Samba com chorinho e samba de raiz

Ainda em comemoração ao Dia Nacional do Samba (2/12), o Sesc oferece nesta sexta-feira, (5/12), um show de chorinho e samba de raiz com a apresentação de Jorginho do Cavaco que cantará o repertório de João Nogueira. Também estarão presentes outros convidados, como: Francisco Lino da Silva, Sebastião Mont'Alverne, Lolito do Bandolim, Meio dia da Imperatriz Leopoldinense, Meia Noite e a bateria da Escola de Samba Império do Povo.

Festa na Soli

Neste sábado, dia 06 de dezembro, na Escola de Samba Solidariedade, a festa de homenagem ao "Dia do Samba" vai iniciar às 14 horas com muito samba, pagode, partido alto e outra variações do estilo. Segundo o organizador, Carlos Peru, quem estiver presente vai ouvir, cantar e dançar ao som dos melhores sambistas do Brasil, interpretados por músicos como Robson do Cavaco; Paulo Kabeça, de Manaus; Nego Dito, do Pará; grupo Gente da Gente e Sensasamba, além de outros convidados. Os interessados em comemorar em alto estilo do Dia do Samba podem comprar o convite a R$ 20,00, o que dá direito a 1 camiseta, feijoada, churrasco e feijoada de graça. A cerveja custará apenas R$ 1,00. Estarão disponíveis somente 300 convites. Informações pelo fone (96) 8121-7505.

(Foto: Mariléia Maciel)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Prefeito eleito de Macapá teve o registro cassado

De acordo com informações do sítio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o prefeito eleito de Macapá, deputado Roberto Góes (PDT), teve seu registro cassado pelo juiz da 10ª Zona Eleitoral, Dr. Marconi Pimenta.

O motivo teria sido os crimes de abuso do poder político e a captação ilícita de sufrágios no primeiro turno das eleições de Macapá. A setenção teve como base o pedido do Ministério Público Eleitoral. Além da cassação, foi aplicada multa de 30 mil (UFIr) e inelegibilidade pelos próximos três anos. A decisão se estendeu à secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Marília Góes, que, por abuso do poder político, foi considerada inelegível por três anos.

Histórico

O fato que deu causa à decisão foi uma reunião com as beneficiárias do programa Renda para Viver Melhor no dia 22 de agosto na sede da Associação dos Pescadores do Perpétuo Socorro. Segundo o MPE a convocação teria sido feita por uma servidora pública vinculada à Secretaria de Inclusão e Mobilização Social do Amapá. Consta na sentença que a secretária Marília Góes compareceu à reunião e dentre outros assuntos solicitou aos convidados que votassem em Roberto Góes. Segundo o promotor eleitoral, Afonso Pereira, a reunião buscou, mesmo que indiretamente, a finalidade de captação ilícita de sufrágio.

Defesa

Por meio de advogados, Roberto Góes, afirmou que não participou da reunião, nem ao menos tinha conhecimento da mesma. Marília Góes, por sua vez, confirmou a sua participação na reunião, mas em depoimento informou que não houve doação, promessa ou oferecimento de qualquer bem para as convidadas. Ainda esclareceu que como no período estava de férias, apareceu apenas pedir votos para o seu candidato a prefeito, fato que segundo a secretária é considerado legítimo numa democracia.

A decisão

A decisão não é definitiva, uma que Roberto Góes ainda poderá recorrer ao TRE. Caso a sentença seja mantida, caberá aos ministros do TSE decidir sobre o futuro prefeito de Macapá. Partidários de Roberto Góes asseguram que tudo será esclarecido com a apuração mais detalhada dos fatos em instâncias superiores, já que decisão da cassação foi na Justiça de 1ª instância.

Mudanças

Consultado sobre o que aconteceria numa eventual cassação do registro, informo que de acordo com especialistas o prefeito eleito não seria diplomado, mas também não seria o segundo colocado, já que o processo é referente ao 1º turno das eleições. Nesse caso haveria a possibilidade de novas eleições para o 2º turno na capital.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

No ângulo...

Hoje é o Dia Nacional do Samba
Foto: Mariléia Maciel

Notinhas políticas...

Feijão na Câmara
(Da coluna Gazetilha, A Gazeta)

Pode ter sido um acerto entre Jorge Amanajás e Roberto Góes, o chamado para que David Alcolumbre assuma a secretaria municipal de obras. É a oportunidade que Antonio Feijão, secretário de meio ambiente, estava querendo. A idéia e fortalecê-lo como deputado para que chegue em 2010 com chances de se eleger e voltar, com seu mandato, a Câmara Federal. A ver.

Circo pegando fogo

Está pegando fogo em Santana a sucessão da presidência da Câmara Municipal. Dizem que a base governista para vencer o pleito terá que ter o voto de parlamentar de grupo oponente no município. É que o anunciado G-7 não é mais de 7.

Zona Franca

O senador José Sarney (PMDB/AP) pôs na pauta votação do Senado Federal o projeto de implantação da Zona Franca do Amapá. Nos bastidores assessores do senador garantem que o projeto não terá dificuldades para ser aprovado. A Zona Franca de Macapá terá atitividades industriais diferentes dos produtos do sul do país e na Zona Franca de Manaus.

Correndo atrás
(Do blog do Carlota)

Fran Júnior (PMDB) não se incomodou com os que afirmam que a cadeira de Roberto Góes (PDT) na Assembléia Legislativa é de Soares e não dele. O ex-presidente da Assembléia esteve em Brasília – DF, em busca da documentação que provam que ele está apto a retornar ao parlamento estadual.

Não entendo

Partidários do deputado Camilo Capiberibe (PSB) durante o segundo turno das eleições em Macapá consideravam o ex-deputado Lucas Barreto (PTB) um baluarte da oposição, da moral e da ética. Agora passado as eleições já o classificam como de direita, governista e do grupo dos poderosos. Vai entender...

Lucas

Ao que parece Lucas nunca foi muito simpático aos Capiberibes, tanto é que nos bastidores da política amapaense se coloca a disposição para ser candidato da coalizão que governa o estado. O problema é que na base govenista já tem candidato demais.

Merece o registro

Deputada Fátima Pelaes presidiu sessão solene da Câmara em homenagem aos 15 anos da Lei Orgânica da Assistência Social. A parlamentar foi a relatora de uma das mais importantes leis do país.