sábado, 31 de maio de 2008

Deputado Bala Rocha pede inclusão do Porto de Santana nas obras do PAC

O deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) apresentou indicação na Câmara dos Deputados para incluir o porto de Santana no rol de investimentos que serão destinados a infra-estrutura portuária pelo Programa de Aceleração do Crescimento, no chamado PAC dos Portos. Segundo o parlamentar amapaense, será a oportunidade para que o município aumente seu potencial de desenvolvimento econômico e social, pois o programa vai promover o aumento das operações e melhoria das condições de embarque e desembarque de cargas nos portos brasileiros.


Em audiência com o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Carlos La Selva, o parlamentar amapaense teve a informação de que o principal desafio da secretaria será modernizar a estrutura de portos já existentes. E, baseado nessa informação, Bala Rocha considera que seja necessária a inclusão do Porto de Santana no programa. "Quero com esta sugestão que o presidente Lula veja que Santana é o portal da Amazônia. É um ponto extremamente estratégico não só para o desenvolvimento do nosso Estado, como para toda a região e, por isto, o porto do município tem que ser incluído no PAC", justificou o deputado.

O deputado ainda ressaltou que o Porto de Santana também é fundamental para o desenvolvimento da Área de Livre Comércio e da futura Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Amapá. "A inclusão do porto de Santana no PAC vai significar investimento público na área de infra-estrutura portuária e a remoção de obstáculos burocráticos, administrativos, normativos, jurídicos e legislativos ao crescimento da Amazônia. Quem ganha é a população amapaense", afirmou Bala.

Sebrae abre inscrições para o Prêmio Mulher de Negócios

Um prêmio para valorizar mulheres amapaenses de criatividade e talento. É com esse objetivo que o Sebrae no Amapá, lança a partir de 1º de junho, a quarta edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

O Prêmio, que é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de políticas para as mulheres, Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio da Fundação Nacional da Qualidade, tem como objetivo, identificar mulheres empreendedoras de todo o Brasil que possuam a capacidade de transformar sonho em realidade.

Em 2007, foram inscritos 150 relatos de vida de empresárias que fazem a diferença no mercado amapaense, dentre elas as empresárias do município de Laranjal do Jarí, Daniela Evangelista, (Empresa Utilar) e Palmira Pires da Cooperativa Mista Extrativista de Agricultores do Jari (Comaja), ganhadoras da terceira edição do Prêmio Mulher de Negócios.

Este ano a expectativa é de superar o número de inscrições do ano passado mostrando a importância da empresária amapaense no mercado por meio da visibilidade que o prêmio tem diante da sociedade empresarial no estado.

O Sebrae Mulher de Negócios premiará mulheres que se encaixem em duas diferentes categorias: Proprietárias de micro ou pequenas empresa e Membros de grupos de produção formais (Cooperativas e Associações).

O prêmio acontece em três etapas e em seu regulamento estabelece condições e diretrizes para selecionar e premiar as histórias de vida de mulheres que são exemplo para que outras também realizem o sonho de abrir uma pequena empresa.

Em um primeiro momento, ocorrerá a etapa estadual, na qual serão selecionadas até duas empreendedoras de cada Estado para participar da fase regional, que consiste em selecionar finalistas de todas as regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Ao fim acontecerá a fase nacional, onde 10 empresárias terão seus depoimentos de vida contemplados.

As empresárias interessadas em participar da quarta edição do prêmio, devem procurar a Unidade de Atendimento Individual do Sebrae para efetuarem inscrição e darem o seu depoimento aos técnicos do Sebrae. A inscrição é gratuita e inicia em 1º de junho até o dia 31 de agosto na sede do Sebrae no Amapá.

Por Ana Cristina Pinheiro, da Assessoria de Imprensa do Sebrae.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

No caminho certo...

De acordo com previsão da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil deverá superar os EUA e dominar o mercado mundial da soja. Além disso, o país continuará a ser o maior exportador de cana-de-açúcar e líder no mercado de carnes. As duas organizações também apontaram que os países emergentes passarão a dominar o comércio e produção agrícola na próxima década.

Hoje em dia o Brasil é o terceiro maior produtor agrícola do mundo e o primeiro entre os países emergentes. Isso significa que se bem ajustada a produção agrícola, seja a de grande escala e seja mantida política adotada pelo governo que também financia a agricultura familiar, o Brasil conseguirá produzir alimentos para o seu mercado interno e para as exportações. Com isso garantirá alimentos para os brasileiros e também para os outros países.

Por outro lado, mais uma agência internacional indicou o país para receber investimentos externos. E já é a terceira instituição que recomenda o Brasil para investimentos nesse mês. Para o ministro Guido Mantega (Fazenda) a solidez das contas públicas brasileiras é a responsável pela concessão de outro grau de investimento ao país.

Mantega puxou a lata para a sua sardinha: "Não é por acaso que a Fitch elevou o Brasil no dia seguinte à divulgação do resultado do primeiro quadrimestre das contas do setor público. Nos quatro primeiros meses deste ano, pagamos todas as contas, inclusive juros da dívida pública, e ainda sobrou dinheiro. É a principal razão", disse.

Só que quem é cego não consegue ver que o Brasil está mudando e, para melhor. Pontos para o presidente Lula!!! E deixem o homem trabalhar...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Notinhas políticas...

O guloso

Os partidos da base aliada do governo estadual estão começando a se irritar com a postura adotada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) que quer lançar candidatos em todos os municípios do estado sem consultar a base e nem ao menos negociar apoio aos partidos da base. Segundo, os líderes partidários "o PDT quer tudo" e, afirmam que fica difícil manter a base unida nessas eleições. Como exemplo citam Macapá que teve o lançamento da pré-candidatura do deputado Roberto Góes e, em Santana, com a pré-candidatura do deputado Sebastião Bala Rocha.

Vice
(Da coluna Roda Viva, do Jornal do Dia)

Alguns nomes surgem para compor a chapa na vice de Roberto Góes. Dentre as mulheres, destacam-se: Michele Amanajás/PSDB, esposa do atual presidente da AL, Cleuma Duarte/PRTB, colunista social e esposa do Deputado Edinho Duarte e Daniele Scapin/PPS, empresária e advogada, filha do Professor Leonil Amanajás. São nomes consolidados perante a sociedade macapaense. Quem viver, verá.

Bote errado

Parece que saiu pela culatra a tática usada pelo senador Gilvan Borges (PMDB) para tentar livrar o seu irmão Geovani Borges (PMBD) da lista dos inelegíveis do Tribunal de Contas da União (TCU). O entendimento que se tinha era que, ao assumir a cadeira de senador, Geovani ganharia o foro privilegiado, assegurado na Constituição aos parlamamentares e ministros de estado, passando a responder no Supemo Tribunal Federal. Só que esqueceram que o TCU não é um organismo do Poder Judiciário e, sim uma instituição fiscalizadora vinculada ao Poder Legislativo. Então, nesse caso se lá o filme estiver queimado do mesmo jeito vai ficar!!!

Mais uma candidata em Santana

Em conversa com a secretária de Políticas para Mulheres do estado, Ester de Paula (PSC), a mesma garantiu a sua pré-candidatura a Prefeitura de Santana. Confirmou que desincompatibilizará até o dia 05 de junho. E, que a partir de agora vai se dedicar na construção das alianças em torno da sua candidatura.

Rindo pras paredes

O prefeito de Santana, Antonio Nogueira, está rindo pras paredes. Em recentes pesquisas de intenções de votos para a Prefeitura de Santana já aparece na frente de todos os seus concorrentes em todos os cenários. No bastidores da política santanense, dizem que o maior adversário do prefeito é ele mesmo...

Cafezinho

Hoje, o prefeito Antonio Nogueira, realiza café da manhã com os servidores municipais para mostrar a maquete da nova sede da Prefeitura que está sendo construída em Santana. O evento acontece na Escola Everaldo Vsconcelos próximo ao campo do Paraíso a partir das 9 horas da manhã. Taí uma coisa que estava faltando em Santana: Um prédio decente para a prefeitura.

STF aprova pesquisas com células-tronco embrionárias

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, sem restrições, a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias no país. O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, foi o último a apresentar sua decisão no julgamento, que teve início em março e foi retomado ontem. Ele votou a favor das pesquisas, mas com uma ressalva indicando a necessidade de análise por comitê ligado ao Ministério da Saúde. O tema gerou polêmica no plenário, que já estava bastante confuso com o teor da votação dos minitros.

É que não havia consenso entre os ministros sobre o resultado da votação, uma vez que no entendimento de alguns quem tivesse votado com ressalvas seria contrário às pesquisas com células-tronco. Assim como seis ministros votaram totalmente favor, dois contra e três votaram com ressalvas, não se sabia ao certo se o resultado teria sido 8 a 3 ou 6 a 5.

Só que estava em julgamento era uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contrária às pesquisas, ajuízada pelo ex-procurador-geral da República, Cláudio Fontelles, tendo como alegação que elas violavam o direito à vida. Então, depois de um debate acalorado sobre a interpretação dos votos e as restrições sugeridas pelos ministros, o presidente do STF encerrou a sessão, anunciando um placar de seis votos pela improcedência da ação. E julgou vencidos os cinco votos que faziam ressalvas, em maior ou menor grau, às pesquisas.

Ao término da sessão, Mendes foi questionado se as ressalvas feitas pelos ministros poderiam estimular um debate no Congresso. "Acredito que sim. Foram coisas ditas de passagem que podem levar o Congresso a aperfeiçoar a legislação. Estamos tratando de uma questão extremamente sensível, que diz respeito à dignidade humana", respondeu.

Assim, o artigo 5º da Lei de Biossegurança (número 11.105, de 24 de março de 2005), que dispõe: "É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização 'in vitro' e não utilizados no respectivo procedimento" - entra em vigor.

O texto, ainda, impõe como condições que os embriões sejam "inviáveis ou congelados há três anos ou mais, na data da publicação da Lei, ou que, já congelados na data da publicação desta Lei, depois de completarem três anos, contados a partir da data de congelamento". Em qualquer caso, prevê a lei, "é necessário o consentimento dos genitores". E as instituições de pesquisa e serviços de saúde devem "submeter seus projetos à apreciação e aprovação dos respectivos comitês de ética em pesquisa." A lei também proíbe a "comercialização do material biológico".

Considero a aprovação da pesquisas com células-tronco uma conquista significativa para a sociedade brasileira. E ao contrário dos que dizem que as pesquisas são contrárias à vida, afirmo que a liberação das pesquisas é são uma vitória do direito à vida. Não dá pra aceitar que visões reacionárias possam colocar embriões que vão à lata de lixo como uma bandeira de defesa da vida, em detrimento de pesquisas que podem garantir a cura de milhares de pessoas.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Lançamento do DOCTV na Faculdade Seama

Acontece, hoje, 27 de maio, às 19 horas, no Salão de Atos da faculdade Seama, o lançamento do DocTv 2008. O evento, que marca a abertura das inscrições para o concurso de documentários, é fruto de uma parceria realizada entre o Governo do Estado e Faculdade Seama.


O DocTV é um projeto da Secretaria Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC), Fundação Padre Anchieta, TV Cultura e Empresa Brasil de Comunicação - TV Brasil e tem o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD). O projeto estimula a produção de documentários, a regionalização da produção, e a consolidação de público e mercado. Nas três edições anteriores, o projeto possibilitou a produção de 127 documentários.

Podem participar do DocTV, os maiores de 18 anos, que residam há mais de 2 anos no estado do Amapá. As inscrições vão até o dia 11 de julho, e poderão ser feitas na Secretaria de Estado da Cultura com a responsável pelo projeto, Regina Canezin. Os interessados devem apresentar um pré-projeto com a proposta do documentário, e preencher um formulário que estará disponível na secretaria e no site do governo do estado durante o período de inscrições. Apenas 1 projeto será selecionado, e o valor do prêmio é no valor R$ 110 mil, que será utilizado para a produção do documentário.
Semana DocTV

Com o objetivo de difundir os documentários já produzidos nas edições anteriores do concurso, a aconterá a Semana DocTV, nos dias 02, 03, 04, 05, 06, no salão de atos da Faculdade Seama, em que serão exibidos documentários para acadêmicos e a comunidade em geral.

De volta pra casa...

Olá, pessoal. Mais uma vez tive que sair por uns momentos da blogosfera. É que tive que cumprir uma agenda de comporomissos pessoais em São Paulo-SP. Como as atividades foram bastante intensas, não deu tempo pra atualizar o blog.

Daqui a pouco estarei partindo de volta pra casa. Mas antes vou compartilhar algumas coisinhas com vocês...

Até mais...!!!

Zico

sábado, 24 de maio de 2008

Vitrine Cultural no meio do mundo

É neste sábado, 24, a partir das 17h, no monumento turístico do Marco Zero do Equador, o lançamento do Projeto Vitrine Cultural do Amapá. O evento é uma parceria entre a Associação Comunitária do Estado do Amapá (ACEAP) e o Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria do Turismo e o Ministério da Cultura.

Com o projeto busca-se difundir as potencialidades e as manifestações culturais do Pólo Turístico Meio do Mundo - que compreende a capital e seus distritos - por meio da realização de mostras culturais, envolvendo teatro, música, dança, artesanato e gastronomia, visando fomentar a implementação de atividades culturais. Também, visa-se estimular a geração também de oportunidades de negócio, ocupação e renda aos participantes do evento. Outro o objetivo do projto é sensibilizar os espectadores sobre a importância da nossa história e, com isso elevar a da auto-estima do povo amapaense.

As apresentações ocorrerão no Marco Zero do Equador. E, no lançamento do projeto, entre as atrações artísticas, já estão confirmadas: a apresentação do Dj Pimpolho, shows da Banda Fuzaca, Nivito, Lolito do Bandolim, Lurdico e Vardico, Marabaixo - Raimundo Ladislau e outros grupos de dança. Uma casa de farinha fará parte desse cenário, assim como uma batedeira de açaí. Também serão montados cenários que mostraram como vivem os ribeirinhos, a arte de fazer artesanato em cerâmica e outros.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Reflexões...


quinta-feira, 22 de maio de 2008

Notinhas políticas...

Parceria debatida
(Da coluna Respingando, do Jornal do Dia)

O deputado Camilo Capiberibe disse ontem: " o prefeito João Henrique, em conversa política com o PSB, reclamou que o governador Waldez Góes assina convênios com a prefeitura, sai na mídia, mas não repassa o dinheiro" . Roberto Góes, Eider Pena, Keka Cantuária e Jorge Salomão defenderam Waldez, assegurando os repasses. Eider chegou a afirmar que Waldez é governador e prefeito ao mesmo tempo.

PDT lançará Bala como pré-candidato à PMS

O Partido Democrático Trabalhista lançará neste sábado, dia 24 de maio, às 19 horas, no prédio da Universidade Leonel Brizola, que fica em frente ao campo do Paraíso em Santana, a pré-candidatura do deputado Sebastião Bala Rocha ao cargo de prefeito de Santana. E, em entrevista ao jonal Diário do Amapá, Bala garantiu que não há constrangimento do PDT em lançar candidatura em Santana, uma vez que todos os pré-candidatos são da base de sustentação do governo estadual. Para ele, o estranho seria se o PDT declarasse apoio a uma candidatura que não fosse originária do próprio partido.

Cafezinho

O PDT ofereceu, ontem, dia 21 de maio, um café da manhã, no Macapá Hotel, para anunciar o apoio de oito partidos (PTdoB, PPS, PV, PSL, PMN, PCB, PRTB e PRB) à candidatura do deputado Roberto Góes para Prefeitura de Macapá. Segundo a coordenação política do candidato, o parlamentar reúne além dos oito partidos, o apoio de 17 dos 24 deputados que compõem a Assembléia Legislativa. Nos bastidores, ainda dizem, que existe a possibilidade de ser anunciado o apoio do PSDB de Jorge Amanajás e Michel JK, ferindo a aliança local costurada pelo senador Papaléo Paes com o DEM, em apoio a Davi Alcolumbre.

Mandando bem

O PSB pode não lançar o favorito nas eleições da capital - o ex-governador João Capiberibe - como candidato ao posto de João Henrique (PT). Mas com certeza tem trabalhado bem a visibilidade dos seus possíveis nomes na corrida pela prefeitura de Macapá. Essa semana apareceu bem o deputado camilo Capiberibe discutindo a questão da imigração na fronteira com a Guinana Francesa e a questão indígena no Congresso Nacional. Por outro lado, o deputado Ruy Smith mandou bem ao propor a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e, que foi aprovada pela Assembléia Legislativa.

Exposição “Teu Lugar” estréia na Mostra Cultural Seama

No dia 29 e 30 de maio os amapaenses poderão visitar uma grande exposição fotográfica. Intitulada de “Teu lugar” a exposição dispõe de fotos que registram diferentes situações do cotidiano macapaense. “A exposição apresenta momentos da vida tucuju; não se trata apenas de uma fotografia que você identifica rapidamente a que se refere. Buscamos mostrar outros ângulos do que as pessoas costumam ver diariamente”, explica o coordenador da exposição, Maykon Valente.


De acordo com a também expositora Kelly Paulino a exposição é um registro da cotidianidade. “A exposição registra a peculiaridade do modo de vida adotada por quem vive em Macapá, nosso objetivo é mostrar que o ‘teu lugar’ não é a apenas a casa em que você mora. Macapá é uma grande casa, é teu lugar”, finaliza Kelly Paulino.

O trabalho fotográfico é composto por 30 fotografias que serão expostas na V Mostra Cultural Seama, que acontecerá neste mês na Fortaleza de São José de Macapá. Este ano a mostra homenageia os 250 anos da capital amapaense e contará com a presença de várias atrações artísticas.

Por Joicilene Santos, do Blog Caneta de Prata

Simplesmente emocionante...

Em um Maracanã com quase 70 mil pessoas, o Fluminense fez uma partida emocionante contra o São Paulo, na noite desta quarta-feira, pela Copa Libertadores.

O atacante Washington foi o nome da partida ao decretar, nos minutos finais do confronto, o placar de 3 a 1, que levou o time carioca às semifinais do torneio.

Para quem assistiu a partida com certeza viu um futebol de alto nível das duas equipes. O Flu também teve muita raça e determinação para fazer o gol que lhe deu a classificação nos acréscimos, aos 46 minutos do segundo tempo, após várias tentativas de fechar o resultado.

Agora, o time de Renato Gaúcho espera a decisão do confronto entre Santos e América, do México, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, para saber se protagonizará o segundo clássico brasileiro na Libertadores.

Vasco leva taca do Sport pela Copa do Brasil

Com o apoio maciço da torcida pernambucana, o Sport do Recife não teve grandes dificuldades para se impor e meter a taca no Vasco da Gama por 2 a 0, nesta quarta-feira, 21 de maio, na Ilha do Retiro, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil. Os craques Durval e Daniel Paulista assinalaram para os rubro negros.


O resultado possibilita o Leão a perder até por um gol de diferença na partida de volta, às 21 horas e 50 minutos, dia 28 de maio, em São Januário. Já o Cruzmaltino necessita de uma vitória por três tentos para ir à final da competição nacional.

Segundo informações dos bastidores da partida, o Vasco jogou muito nervoso e desarrumado por conta do susto que levavam cada vez que viam a camisa rubro-negra do clube pernambucano que é muito parecida com a do seu maior rival - o poderoso Clube de Regatas do Flamengo.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Novas regras para os parques de diversão

Cuidar da segurança de criança não é brincadeira. Em se tratando de parque de diversão, que reúne dezenas delas ao mesmo tempo, o assunto é sério e para gente grande. A lista de falhas encontradas pode causar graves acidentes como o ocorrido, no dia 5 de maio, no parque West Shopping, em Campo Grande, Rio de Janeiro, onde uma criança de nove anos teve parte do couro cabeludo arrancado enquanto brincava na roda gigante.


A lista de falhas encontradas vai desde ausência de áreas de escape, instruções de emergência em língua estrangeira, brinquedos sem proteção para eventuais quedas, fiação elétrica exposta e extintores de incêndio escondidos. Para regulamentar o bom funcionamento dos parques temáticos, o deputado federal Davi Alcolumbre (DEM/AP) criou um Projeto de Lei que obriga os donos dos estabelecimentos a afixar placas indicativas em brinquedos e equipamentos.

A intenção do parlamentar é que os brinquedos tenham sinalizações indicando a idade ideal, aptidões físicas e contra-indicações para o uso dos equipamentos. “As crianças procuram mais os brinquedos que simulam quedas livres que aceleram e desaceleram muito rápido mas, isso tem um custo para quem tem problemas cardíacos, por exemplo, e isso não é informado para o usuário”, comentou o deputado.

De acordo com Davi, o projeto busca alertar as pessoas sobre os riscos a que sua saúde e vida estão expostas. O texto obrigará a realização de laudos pericial para atestar a segurança e o modo de uso dos brinquedos. Caso o estabelecimento não cumpra com as exigências poderá sofrer sanções que vão desde a interdição do equipamento até a suspensão das atividades do parque.

Por Vanessa Figueiredo, da Assessoria de Imprensa do Deputado Davi Alcolumbre (DEM).

Notinhas políticas...

Na marra

Os deputados estaduais da base governista tem pressionado o governador Waldez Góes a tomar lado nas eleições da capital e, declarar apoio ao deputado Roberto Góes (PDT) como seu candidato a Prefeitura de Macapá. Os parlamentares dizem que será inevitável uma racha na base de sustentação de seu governo e, que não se pode brincar a respeito da sua sucessão ao Palácio do Setentrião. Os assembleianos ainda pedem que o governador peça de volta os cargos dos partidos que lançarem candidatos avulsos à PMM.

Sem palavra

É assim que os partidos que trabalhavam a frente alternativa na disputa para a prefeitura da capital estão considerando o Partido Popular Socialista (PPS). Pois até a semana passada a legenda negava qualquer acordo com o PDT. E para a surpresa de todos, o presidente do Diretório Municipal de Macapá, vereador Walter Vieira, foi a imprensa declarar apoio a candidatura de Roberto Góes (PDT) na corrida pelo Palácio Laurindo Banha.

O sumido

Quem anda sumido do cenário político macapaense é o ex-deputado Lucas Barreto, pré-candidato pelo PTB à Prefeitura de Macapá. Nos bastidores da política, dizem que Lucas ensaia uma possível aliança com o Democratas. Para isso será feito uma pesquisa e, o nome que estiver melhor posicionado será o candidato.

PTB anunciará Coló como candidato a Prefeitura de Santana

O presidente da Câmara de Vereadores de Santana, Claudomiro Guedes (PTB) - o Coló - deverá ser anunciado nos próximos dias como o candidato da legenda petebista para a sucessão de Antonio Nogueira (PT), atual prefeito de Santana. O motivo da candidatura de Coló será a popularidade conquistada depois de cinco mandatos consecutivos como vereador do município e, o impedimento legal de concorrer nas eleições deste ano, do ex-prefeito Rosemiro Rocha, por conta de pendências no Tribunal de Contas da União.

Assalto na Câmara de Santana

Foi registrada ocorrência, ontem, dia 20 de maio, na delegacia de Crimes contra o Patrimônio de Santana, de um assalto ao secretário de finanças da Câmara Muncipal, que portava mais de R$ 60 mil reais em espécie, referente ao duodécimo do mês de maio da instituição e, que entre outras coisas serviria para pagar o salário dos servidores daquela Casa de Leis. Segundo informações, o assalto ocorreu por volta das 14 horas, mas só foi feito o boletim de ocorrência às 16 horas. Até agora ninguém da Câmara se pronunciou sobre o assunto...

Ciclo do Marabaixo fechará com lançamento de documentário

O encerramento do Ciclo do Marabaixo deste ano reunirá os festeiros e comunidades no Centro de Cultura Negra/UNA para o lançamento do documentário “Ciclo do Marabaixo: Um Ciclo de Amor, Fé e Esperança”.

A produção é um emocionante retrato da cultura do marabaixo, mostrando todas as etapas do ciclo que inicia na Semana Santa e encerra após a festa de Corpus Christi. Em 20 minutos, o vídeo conta a história de forma didática com depoimentos de descendentes dos precursores do marabaixo como Dona Biló, Mestre Pavão e Dica Costa que há mais de 60 anos organizam os festejos, fazem as caixas (tambores), preparam a gengibirra e o caldo e abrem as portas de suas casas para receberem os convidados para dançar o marabaixo, rezar as ladainhas e participar dos bailes em homenagem aos santos.

Os documentaristas Thomé Azevedo e Ana Vidigal, diretor e produtora, registraram também jovens, crianças e adultos que já assumem a responsabilidade de dar continuidade ao festejos da Santíssima Trindade e Divino Espírito Santo. A equipe iniciou o documentário no ciclo do ano passado e entre pesquisa, gravação, entrevistas, edição e finalização passaram-se 12 meses de trabalho e conhecimento.

“Foi um dos mais belos trabalhos que já produzi, trabalhamos com energias ancestrais, de negros que fizeram a história, e o resultado pode ser visto e utilizado por qualquer pessoa, seja para estudo, para matar a curiosidade, aprendizado, para fins turísticos, institucional, enfim, é acessível a qualquer cidadão, de qualquer idade e grau de instrução”, diz Thomé. “Para realizarmos este trabalho contamos com apoio das comunidades negras e de órgão públicos como a Prefeitura de Macapá, ainda não temos estrutura no Amapá para fazermos trabalhos sem apoio de instituições, então as parcerias são muito importantes, tivemos a sorte de encontrarmos pessoas sensíveis também do SESC”, continua o diretor.

“Estamos cumprindo o nosso papel de documentarista de registrar antes que se perca, antes que estes negros que já são quase centenários morram, e para que os mais jovens tenham a preocupação de levar adiante esta história”, fala a produtora Ana Vidigal, que também é presidente da ABD/AP-Associação Brasileira de Documentaristas.

“Por ter me empenhado na realização deste sonho, achei que sabia tudo de marabaixo, mas me enganei, aprendi muito mais”, continua. No meio das festas, derrubada e levantar de mastros, rezas e foguetes, os dois contam que houveram muitos momentos de emocionantes. “Um destes momentos foi quando gravamos com a família do Mestre Pavão, ele estava em Belém, se preparando para a amputação da perna, mas a família mesmo entristecida com o fato, não deixou de realizar a festa, até porque o Mestre pedia que não deixassem a história acabar, pra eles a tradição vai além dos limites físicos, este ano, no lançamento, o Pavão estará na UNA, mesmo em cadeira de rodas, cantando e festejando”, fala Thomé.

Sintonia entre passado e presente, religiosidade e profano, no documentário os antigos aparecem juntos dos jovens seja na derrubada do mastro, na hora de pegar a murta, rezar, dançar, fazer a gengibirra, em todos os momentos é visível a ligação entre as gerações. O lançamento será dia 25, domingo, às 19:00, após a derrubada dos mastros nas quatro comunidades festeiras, os da Favela, Azebic, da família Congo e Berço do Marabaixo, família Libório, e os festeiros do Laguinho, Daniela Ramos, da Associação Raimundo Ladislau e Mestre Pavão e sua família. Depois da cerimônia da derrubada, as comunidades seguirão para a UNA onde antes do lançamento haverá o encontro das bandeiras e logo após, toques de caixas, ladrões e foguetes para encerrar o Ciclo.

Por Mariléia Maciel - foto e matéria

terça-feira, 20 de maio de 2008

Notinhas políticas...

Ou vai ou racha...

Pelo andar da carruagem, o vice-governador do estado, Dr, Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP), está firme no propósito de concorrer ao trono do governador Waldez Góes (PDT), mesmo que este venha cumprir integralmente o seu mandato até dezembro de 2010. Dizem nos bastidores da política que já ofereceram vários prêmios de consolação ao vice-goverandor para que ele desista da candidatura, que vão desde uma vaga no Tribunal de Contas do Estado até uma vaga no Senado em 2010. Mas até agora ele rejeitou todas as propostas. Pedro Paulo quer mesmo é o cargo de governador...

PP lançou oficialmente Benedito Dias como pré-candidato à PMM

Em uma festa de arromba que deixou lotado o Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, o Partido Progressista (PP) lançou o nome do ex-deputado federal Benedito Dias rumo à Prefeitura Municipal de Macapá. O evento reuniu o maiores caciques da legenda, entre eles o vice-governador do estado, Pedro Paulo e, o presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles (PP/RJ). No meio político, dizem que a candidatura não passa de balão de ensaio. É que o PP trabalha uma aliança com o PT em 2008 nas eleições da capital e, em 2010, para o governo do Estado.

Fátima é, enfim, lançada candidata pelo PMDB

Depois de mil aventuras até que enfim o PMDB oficializou o nome da deputada Fátima Pelaes como pré-candidata da legenda à Prefeitura de Macapá. Os caciques do partido, contrários a sua candidatura, tiveram que se curvar a capacidade política e a densidade eleitoral conquistada pela parlamentar para a disputa na capital. Fátima promete que sua gestão na frente da prefeitura será marcada por um "choque de gestão" para enfrentar os problemas da cidade. "É na política que as mudanças são feitas, e por isso eu afirmo que Macapá é um projeto de vida e não um projeto pessoal".

Rabo preso

Pleo visto o lançamento da candidatura de Fátima Pelaes (PMDB) como pré-candidata à PMM na legenda peemedebista confirma o boato que corre em Santana de que o atual senador Geovani Borges não sairá candidato à prefeitura local. É que o parlamentar provalmente estará na lista dos inelegíveis do Tribunal de Contas da União por conta de condenações referentes a sua gestão na PMS, quando foi prefeito no período de 1993 à 1996. Assim, restou aos caciques peemedebistas ter que engolir a candidatura de Fátima em Macapá.

Depois da oposição. Agora o fogo amigo...

Quem pensa que a ministra Dilma Roussef (Casa Civil) -candidata preferencial do presidente Lula a sua sucessão - é uma unanimidade dentro da legenda petista está tremendamente enganado. Está sendo mais fácil para Lula convencer o nome de Dilma entre os demais partidos da base aliada do que dentro do próprio PT.

O primeiro medalhão petista a se manifestar publicamente contra a intenção presidencial foi o ministro Tarso Genro (Justiça). Numa entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora, neste final de semana, o ministro, disse que “Dilma não tem militância partidária” e que “o candidato tem de ter profundo vínculo (com o PT), compreenda que o partido vai ser um sujeito político importante para compor o sistema de alianças, o que não se dará exclusivamente em torno da liderança de uma pessoa, como foi o caso de Lula”.

Tarso ainda informou: “Estamos compondo um grupo de dez, doze dirigentes do partido, com voz pública, respeitabilidade, relações políticas internas e sólidas para trabalhar esse conceito de núcleo dirigente: Patrus Ananias, Luiz Dulci, Marco Aurélio Garcia e eu”. O ministro ainda foi mais além: “Ela (Dilma) pode ser candidata, mas atualmente não compõe esse grupo. Não é defeito dela, é um estilo de trabalho”.

Há dias atrás, quando enfrentou o rancor da oposição no Congresso, a ministra Dilma se saiu muito bem. Resta saber agora se resistirá o fogo amigo dos seus póprios companheiros de PT. É briga de gente grande. Esperar pra ver...

Cultura tucuju...

Uma casa de música diferente
(Adaptado do Blog do Chico Terra - Foto Blog Repiquete no Meio do Mundo)

Uns o chamam de Bar do Ceará da Cuíca, outros de Casa do Chorinho, mas o seu idealizador prefere que o chamem de Centro de Cultura Pura Raíz. Mas seja lá como for, o local se transformou de uma hora pra outra no ponto de reunião dos mais diletos apreciadores da boa música em Macapá. A casa funciona toda quarta com homenagens aos compositores e nos finais de semana.

Nesta quarta, está sendo homenageado o violonista Zé Crioulo. E, na sexta quem comandará o show será Lolito do Bandolin, que tira sons incríveis de seu instrumento, acompanhado de outras feras, como: Beto no violão de sete cordas e o Ceará da Cuíca na percussão. Já no sábado haverá MPB e MPA para os Chicófilos, com Chico Terra fazendo o show "Chico por Chico" em que o artista interpretará várias canções de Chico Buarque de Holanda.

O "divino antro", fica no final da Rua Jovino Dinoá, no bairro Jesus de Nazaré e, funciona a partir das 21 horas.

Immes lançará livro sobre idosos

Será lançado no próximo dia 06 de junho, às 19 horas, no hall da faculdade IMMES, o livro "A morte social do idoso: Combata esse mal". O livro analisa a triste realidade vivida pelos idosos no país, a partir do conceito de morte social, que se refere a grupos ou indivíduos, que apesar de biologicamente vivos, socialmente são considerados mortos, por estarem excluídos dos diferentes bens e serviços da sociedade.

O livro, que é de autoria das assistentes sociais, Cilene dos Santos Baia Afonso, Maria Neuzarina Pereira Góes e Silvana Figueiredo da Silva, seria, a princípio, apenas um trabalho de conclusão de curso, mas após a coleta de dados pelas pesquisadoreas, demonstrou-se um tema de relevância social, já que faz ou fará parte da vida de muitos.

O tema chama a atenção para a falta de políticas públicas, descaso, falta de respeito e, ainda debate questões de afetividade para com os idosos. É uma importante reflexão sobre o tratamento dado à idade da experiência.

Agende-se
(Do blog da Alcinéa, link ao lado)

Para comemorar os 50 anos da Bossa Nova e o sucesso da turnê internacional que abrangeu Américas do Sul e Norte e vários países da Europa no ano passado, a cantora espanhola Montserrat volta aos palcos brasileiros e vem pela primeira vez ao Amapá com o espetáculo “Boleros com Bossa”, para uma única apresentação no dia 27 de maio no Teatro das Bacabeiras. É um show imperdível!

Boas notícias...

Desde o meu retorno de viagem senti a blogosfera um pouco entristecida pela enfermidade da jornalista Hanne Capiberibe. Fiquei sabendo que foi feita uma corrente de oração pelo restabelecimento da sua saúde, da qual também cuidei logo de me integrar...

Já recebemos notícias de que Hanne está se recuperando de uma cirurgia feita em Belém e, segundo informações do presidente do Sindicato dos Jornalistas, Volney Oliveira, que esteve com ela no final de semana, a mesma está caminhando sem ajuda e reagindo muito bem.

Hanne está com uma enfermidade ainda não identificada na região do abdômem que a levou às pressas de Macapá para Belém na última semana.

Mas hoje recebemos uma boa notícia: O resultado de uma biópsia, feita na alça intestinal, atestou apenas um processo inflamatório e, refutou inexistência da presença de câncer, que chegou a preocupar bastante a sua família e amigos. A jornalista ainda passará por um bateria de exames no estado de São Paulo, que com muita fé em Deus, será só para confirmar de vez o restabelecimento de sua saúde.

Continuaremos em oração.

Foto: Chico Terra

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Um esclarecimento...

Olá, pessoal!

Voltei. Andei meio sumidão por conta de uma extensa agenda de compomissos fora e no interior do estado. É que nesses dias o meu trabalho passou a exigir um pouco mais das minhas atribuições... Então, tive que me dedicar ao máximo para tentar agradar a gregos e troianos.

Espero poder compartilhar algumas das atividades com vocês aqui no blog.

Entretanto, confesso que já estava com saudade de poder escrever... Esse negócio de virar blogueiro se torna um saudável vício, se é que posso assim dizer...

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Fátima Pelaes trabalha para aprovação de Lei Geral do Turismo

A deputada Fátima Pelaes (PMDB) participou, esta semana em Brasília, de uma reunião interpartidária na Câmara Federal, para traçar uma estratégia a fim de dar maior agilidade à tramitação da Lei Geral de Turismo (LGT). O objetivo do grupo parlamentar, segundo a deputada, inclui ainda dar maior visibilidade e conscientizar a classe política para a importância da chamada indústria sem chaminé - o turismo, na economia em geral.

O grupo de trabalho foi chefiado pela própria ministra do Turismo, Marta Suplicy, que enfatizou a necessidade de dar ao turismo um marco regulador que possibilite o planejamento e o estabelecimento de políticas públicas para o setor. Pensou-se primeiramente na formação de uma Comissão Especial do Turismo, mas uma reunião posterior com o presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia, o grupo conseguiu colocar o projeto em regime de urgência para votação. A idéia da LGT é integrar num mesmo plano os esforços públicos e privados para a implementação do turismo, um dos setores que mais cresce em todo o mundo, particularmente no Brasil.

De acordo com Fátima pelaes, a LGT, uma vez aprovada, vai garantir a continuidade e fortalecimento do Plano Nacional de Turismo através de uma gestão descentralizada e a criação de mecanismos que integrem as ações de turismo dos planos federais, estaduais e municipais. ”O importante é que a LGT vai definir o que é turismo, disciplinar a prestação de serviços e estabelecer as regras para o controle e fiscalização”, garantiu Fátima, que já foi secretária estadual de Turismo e atualmente membro titular da Comissão de Turismo da Câmara Federal. Para ela, acelerar a aprovação da LGT é garantir um verdadeiro estatuto do turismo, um documento que vai influir diretamente na geração de trabalho e renda, contribuindo para a inclusão social.

A LGT, alega a parlamentar, é fundamental pois define critérios para a habilitação e incentivos de linhas de crédito, ”o que é essencial para estados como o Amapá, onde o turismo precisa de mecanismos de suporte oficial para seu fomento e consolidação”. A meta, segundo a deputada, é usar a LGT como meio para proporcionar condições favoráveis ao investimento e a expansão da iniciativa privada, ”especialmente em locais de potencial reconhecido, como o Amapá, onde o turismo ecológico ou de selva podem se tornar um ramo garantido de renda”. O grupo de trabalho espera ver a LGT aprovada até final do ano para garantir ações integradas em todos os níveis já a partir de 2009.

Da assessoria de imprensa da Deputada Fátima Pelaes (PMDB)

Secretaria Nacional de Programas Urbanos abre inscrição de consultas-prévias

Prefeitos e Governadores devem enviar carta-consulta para participar de ações da Secretaria Nacional de Programas Urbanos

Desde o último dia 13 de maio, a Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (SNPU) abriu a inscrição de consultas-prévias para participação em seus programas.

A Sistemática 2008 da Secretaria inclui projetos de assistência técnica para o planejamento territorial e gestão urbana participativa, reabilitação de áreas urbanas centrais, apoio a ações de regularização fundiária e erradicação de riscos.

De acordo com a Portaria 254, assinada pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, e publicada no Diário Oficial desta terça, o preenchimento e envio das Consultas-Prévias deve ser realizado até o dia 9 do próximo mês pelos municípios proponentes.

A SNPU tem entre os dias 10 e 16/06 para analisar as propostas e homologar os projetos selecionados. Maiores informações no site do Ministério das Cidades: http://www.cidades.gov.br/.

Clique aqui para acessar os manuais para a apresentação de propostas.

Clique aqui para acessar os formulários de Consulta-Prévia.

Foto: Ponte Otávio Frias - São Paulo/SP

terça-feira, 13 de maio de 2008

Haddad promete implantar 150 escolas técnicas

O ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad, anunciou hoje que o governo pretende inaugurar nos próximos dois anos 150 escolas técnicas federais, com o objetivo de ampliar o ensino técnico em todo país, assegurando o ingressso do jovem em cursos de educação profissional.


Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, o MEC está transferindo R$ 900 milhões para as escolas profissionais dos estados e municípios para serem aplicados em equipamentos, reformas e qualificação profissional, e mais R$ 600 milhões para serem aplicados na expansão direta da rede.

A iniciativa do Ministério da Educação vem boa hora, uma vez que temos parcela da nossa juventude jogada às traças pelas políticas públicas das diversas esferas administravas. O ensino técnico é uma ótima oportunidade de inclussão social. E, num momento de crescimento sustentado do país e de aumento da taxas de emprego, a o Brasil não pode prescindir de ter mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho.

Nova política industrial vai baratear produção e aumentar exportações

O Governo Federal anunciou, hoje, na cidade do Rio de Janeiro, a sua nova política industrial - denominada PAC da Indústria, em referência ao Programa de Aceleração do Crescimento.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a proposta pretende aumentar investimentos e baratear a produção a fim de elevar as exportações do país.

Para tanto o ministro estima a desoneração de impostos na ordem de R$ 21,4 bilhões entre 2008 e 2011. "O objetivo da política industrial é aumentar os investimentos e as exportações para garantir a sustentabilidade de um ciclo de crescimento", acrescentou Mantega.

A meta do governo para 2010 é que o Brasil represente 1,25% das exportações mundiais, ou seja, US$ 208,8 bilhões. No ano passado, as exportações brasileiras representaram 1,18% do total no mundo, ou US$ 160,6 bilhões.

Além do aumento da participação brasileira no comércio mundial -que no ano passado foi de 1,18%-, o plano prevê a elevação do investimento fixo para 21% do PIB até 2010, contra 17,6% no calendário passado, o aumento do investimento privado em pesquisa e desenvolvimento para 0,65% do PIB em 2010 e a ampliação em 10% do número de micro e pequenas empresas exportadoras, o que significaria 12.971 micro e pequenas empresas brasileiras exportando em 2010.

A Conferação Nacional da Indústria elogiou a política apresentada pelo governo. Só a FIESP é que, como sempre, ficou de orelha em pé.

O conjunto de medidas que serão implementadas pelo governo são fundamentais para o desenvolvimento do país. Só não dá o Banco Central, que rema contra a maré, dizendo o tempo todo que vai aumentar juros, desestimulando a produção e o investimento. Pontos para o presidente Lula!!!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Notinhas políticas...

PP poderá consolidar frente com PT na capital

O Partido Progressita (PP), do Vice-governador Pedro Paulo, ao que tudo indica fará aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições da capital. E, no conjunto dessa aliança ainda trariam o Partido da República que comporia a frente em troca de apoio político a possível candidatura de Pedro Paulo (PP) ao Governo do Estado e de João Henrique (PT) ao Senado, em 2010.

Digam que fico

A frase dita no Dia do Fico pelo imperador Dom Pedro I: "se é para a felicidade geral da nação digam a todos que fico" - parece que cai muito bem para o governador Waldez Góes, que já ameaça cumprir integralmente o mandato até dezembro de 2010, deixando de concorrer ao senado, caso não resolva a pendenga existente entre o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Amanajás (PSDB) e, o vice-governador Pedro Paulo (PP), na questão da sua sucessão no Governo do Estado. É que os dois pretendem concorrer ao trono de Waldez.

Futuro garantido

Sentindo a possibilidade de ser eventualmente engolido nas eleições de 2010, o atual presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Jorge Amanajás, tratou logo de assegurar a sua permanência à frente daquela Casa de Leis, com a antecipação da eleição da Mesa Diretora. Jorge foi reeleito presidente, tendo como vice o deputado Dalton Martins (PMDB).

Estou de volta pro meu aconchego

Se mantido atual cenário de aliança eleitoral do PSDB com o Democratas e a possível candidatura de outro nome da base governista em 2010 ao Governo do Estado, pelo visto o deputado Jorge Amanajás para continuar aspirando assumir o posto no Palácio do Setentrião terá que sair da legenda tucana. Dizem nos bastidores da política que com o possível apoio do governador Waldez Góes a sua candidatura ao cargo de governador em 2010, já estaria sendo ensaiado o seu retorno a legenda pedetista.

Compensações

Com o objetivo de acomodar as intenções eleitorais dos principais medalhões da base governista, já se estuda a possibilidade do governo trabalhar a candidatura de Dalva Figueiredo (PT) para a Prefeitura de Macapá, assegurando a candidatura de Jorge Amanajás ao governo do Estado em 2010. E, ainda, para compensar, Waldez Góes (PDT) cumpriria integralmente o seu mandato, abrindo espaço para o vice-governador Pedro Paulo concorrer ao Senado. O acordo ainda contemplaria o PMDB com a candidatura à reeleição do senador Gilvan Borges. Seria a perfeita harmonia...

Roberto Góes já admite desistir de candidatura

Nos bastidores da política amapaense, dizem que tendo como propósito assegurar a sustentação da base do governo Waldez Góes (PDT), o deputado estadual Roberto Góes, pré-candidato a prefeitura de Macapá pelo PDT, já considera possível a desistência da sua candidatura a prefeitura da capital. Tudo em nome da harmonia construída pelo seu partido na classe política amapaense...

Trampolim político?

Pelo visto as cidades de Macapá e Santana não merecem o mínimo de cuidado e preocupação da grande maioria da nossa classe política. Tanto é que pelo andar da carruagem as duas cidades não passarão de trampolim político para os possíveis candidatos em 2010.

Nos bastidores da política parece que são poucos os que tem realmente se constituído como candidaturas com vontade política e coragem para fazer as mudanças que essas cidades tanto precisam. Todo mundo já discute governar pensando nas eleições de 2010.

As forças políticas pretendem conquistar os governos municipais, ou para usá-los como trampolim na carreira política de seus caciques nas eleições de 2010, quando pretendem concorrer ao Governo do Estado ou ao Senado Federal. Ou para torná-las moeda de troca na composição de futuras alianças eleitorais. É o aparelhamento político da máquina pública!

Do jeito que a coisa está o que menos importa é a cidade e o seu povo...

domingo, 11 de maio de 2008

DEM realizou seminário para debater desenvolvimento econômico em Santana

Aconteceu, ontem, dia 10 de maio, sábado, na Câmara de Vereadores, em Santana, o seminário: Santana no Contexto Econômico do Desenvolvimento do Estado, tendo com o objetivo de fazer uma análise conjuntural da atual situação econômica do município.


O evento, que contou com um excelente público, entre militantes, simpatizantes e público em geral, teve como palestrantes, o professor Dr. Jadson Porto, da Unifap e o professor Msc. Joselito Abrantes, do CEAP e Assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado.

A iniciativa do debate surgiu da necessidade de se conhecer o potencial econômico do município, servindo de base para a elaboração do Plano de Governo da pré-candidata à Prefeitura de Santana, a ex-deputada Roseli Matos (DEM).

sábado, 10 de maio de 2008

A enchente em Laranjal do Jarí...

Em decorrência das enchentes que tem deixado em situação de calamidade pública a região sul do estado, estive no dia de ontem, 09 de maio, no município de Laranjal do Jarí, acompanhando os traballhos que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado, pela Prefeitura local e os organismos de defesa civil.


A situação é bastante delicada. As residências, principalmente palafitas, e o setor portuário e comercial estão debaixo d'água. O nível da maré aumentou significativamente chegando a 2,93 m, de acordo com a Defesa Civil. O número de desabrigados chega a aproximadamente 1.700 famílias, ou seja, cerca de 6000 pessoas, que estão distribuídas em casas de familiares e em escolas.

Esteve presente no local, o Governador em exercício, Pedro Paulo Dias de carvalho, dando suporte principalmente de medicamentos à rede de saúde do muncípio. Em reunião com a Prefeita Euricélia Cardoso, o Governador Pedro Paulo e o comando da Defesa Civil foram tomas medidas de contenção dos desastres provocados pela enchente e de apoio as famílias atingidas.

Também foi solicitado, a pedido do Governador e da Deputada Dalva Figueiredo, a presença do Ministro de Estado das Cidades, Márcio Fortes de Almeida e do Secretário Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

Em resposta, o ministro Márcio Fortes, confirmou a vinda o diretor de Saneamento do Ministério da Cidades, Mauro Galvão, e da técnica, Alessandra Vieira, da Secretaria Nacional de Habitação. Os técnicos já estão estão em Laranjal do Jarí.
O Decreto de Estado de Emergência e de Situação de Calamidade foi homologado pelo Governo do Estado e pela Defesa Civil.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Banco Mundial quer investir nos estados brasileiros

Gestores dos estados brasileiros terão que acelerar suas equipes de planejamento senão quiserem perder a chance anunciada ontem em Brasília pela direção do Banco Mundial na decisão da instituição de priorizar investimentos nos projetos dos Estados e não da União, como era até então a prática.

Não ficou claro os critérios de priorização dos projetos após o anúncio, porém, a notícia é uma oportunidade excepcional para estados com dificuldades na captação de recursos para seus programas.Nos próximos quatro anos, o Banco Mundial dará maior apoio a programas estaduais desenvolvidos no país, segundo informou o diretor da instituição no Brasil, John Briscoe, em entrevista à Rádio Nacional na quarta-feira (7).

Briscoe lembrou que nos últimos quatro anos os principais financiamentos do banco no país foram para o governo federal. Ele destacou que o país tem conseguido financiamentos internos e externos mais fáceis, o que direciona os recursos obtidos com o banco a complementar projetos e programas.“O país enfrenta várias carências e uma delas é a média de impostos muito alta.

Quase 40% do Produto Interno Bruto [PIB - a soma dos bens e serviços produzidos no país] vai para impostos. Gastos com o dinheiro público também podem ser melhorados. O Banco Mundial tem uma demanda forte por parte do governo federal e dos estados para ajudar no melhoramento da qualidade de gastos”.

Presidente Lula lança Plano Amazônia Sustentável

Foi lançado nesta quinta feira, dia 08 de maio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Plano Amazônia Sustentável (PAS), que consiste em uma política de desenvolvimento regional baseada na valorização da diversidade amazônica.

O PAS conta com estratégias e orientações para as políticas de governo federal, estaduais e municipais e apresenta aos setores produtivos e à sociedade caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, em sintonia com o Plano Plurianual 2008-2011 e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

O plano propõe a implementação de um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia brasileira, pautado na valorização da potencialidade de seu patrimônio natural e sócio-cultural. As estratégias estão direcionadas para a geração de emprego e renda, a redução das desigualdades sociais, a viabilização das atividades econômicas dinâmicas e inovadoras, o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação dos biomas.

São quatro os grandes eixos temáticos do PAS: a produção sustentável com inovação e competitividade; a gestão ambiental e o ordenamento territorial; a inclusão social e a cidadania; e infra-estrutura para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa pretende apresentar um novo modelo de desenvolvimento que pode garantir a preservação da riqueza da Floresta Amazônica.
Durante a cerimônia de lançamento do PAS, também foi assinada uma carta que estabelece os compromissos do governo federal, dos governos estaduais e da sociedade para a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira.

Entre os compromissos estão a promoção do desenvolvimento sustentável com valorização da diversidade sócio-cultural e ecológica e redução das desigualdades regionais; a garantia da soberania nacional, da integridade territorial e dos interesses nacionais; o aprimoramento e a ampliação do crédito e do apoio para atividades e cadeias produtivas sustentáveis; o combate ao desmatamento ilegal, a conservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e a redução das desigualdades climáticas.

Dalva solicita que CEA seja pauta de discussão no Congresso Nacional

A deputada Dalva Figueiredo solicitou à Comissão da Amazônia, na última quarta-feira, dia 07 de maio, que a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) seja incluída na pauta de discussão do Congresso Nacional sobre o setor elétrico.

Dalva apresentou requerimento para que a empresa participe de uma nova audiência pública na próxima semana, na Câmara dos Deputados, que tratará da incorporação pela Eletrobrás das empresas de energia elétrica da Região Norte e de alguns estado da Região Nordeste.


Destacou que o processo de federalização da companhia, em discussão pela Eletrobrás, deve ser amplamente debatido pela sociedade, uma vez que não há um marco regulatório para os sistemas isolados de energia da Amazônia e nem uma proposta definida sobre a federalização das empresas regionais.

"As federalizadas continuam subsidiadas. Só nos últimos 20 anos foram mais de R$ 15 bilhões em subsídios. É preciso que isso se torne uma discussão mais ampla na Amazônia, para colocarmos na pauta a idéia que as empresas que foram federalizadas também apresentam problemas, isto porque a regulamentação vigente do sistema isolado não está adequada às peculiaridades da região" - disse a deputada.
Até o presente momento, encontram-se em processos de federalização as companhias de eletricidade dos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Piauí e Alagoas.

Atenção, atenção!!!

...Em especial, vascaínos e botachorenses, (perdão), botafoguenses, e de quebra, tricolores também.


Em função da larga superioridade do Flamengo no futebol Brasileiro, só admito gozação de torcedores cujo time tenha, no mínimo, o seguinte retrospecto:

1. Ter a maior torcida do Mundo, desde 1921.
2. Ser o único no Brasil com todos os títulos, desde 1990.
3. Ter o recorde nacional de invencibilidade, 52 jogos sem perder.
4. Ter os 18 maiores públicos pagantes na história do futebol mundial.
5. Ter superioridade de vitórias sobre todos os clubes do próprio Estado.
6. Ser o único clube no Mundo a vencer as Seleções Brasileira e Mundial.
7. Ser o único clube onde jogaram praticamente todos os grandes craques do Brasil.
8. Ser o clube mais velho do Brasil dentre os grandes, desde 1895.
9. Ser o único com mais de 200 títulos no Futebol.
10. Ser o 9° maior clube de todos os tempos eleito pela FIFA.
11. Se estiver na segunda, também não vale.
12. Se não for o seu caso, por favor, disfarce, abaixe a cabeça, saia de fininho, e moooooooora de inveja. Daqui há uns 50 anos, quem sabe???
13. Só prá lembrar: CRF, não é, Clube de Regatas do Flamengo; CRF é: Cansado de Receber Faixa.
14. Cansei.........................
E lembrem-se, Deus perdoa, Obina não !!!

Estratégia da oposição fortalece Dilma

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi convocada pela Comissão de Infra-Estrutura do Senado para depor sobre o PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. Mas a oposição, como anunciado, questionou a ministra sobre o dossiê anti-FHC, que foi feito pela Casa Civil após o escândalo com os cartões corporativos do governo Lula. Mais uma vez ela negou a existência do dossiê e admitiu o vazamento de dados. E, na opinião do professor do Instituto de Ciência Política da UnB, David Fleischer, a ministra se saiu bem.

Para Fleischer, a estratégia da oposição ajudou a fortalecer a ministra da Casa Civil. "O que a oposição fez foi de grande apoio à ministra Dilma", disse o professor, em entrevista ao UOL. Segundo ele, "a linha de inquisição do senador (Agripino) Maia foi de grande apoio à posição da Dilma e enalteceu muito a posição de que ela sofreu com a tortura".

Ele destacou também que a estratégia do governo foi mais bem sucedida e "serviu para esclarecer a posição da Casa Civil". "(O depoimento) colocou claramente que o banco de dados foi feito a pedido do TCU, para responder a dois pedidos de informação feitos pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM)", afirmou Fleisher.

O depoimento também aumenta as chances de que a ministra seja candidata à Presidência em 2010. "Ela mostrou que tem capacidade de responder calmamente durante um bombardeio político. Esse tipo de diálogo e tiroteio é muito comum em campanha política. Cada vez que ela se defende ela fica mais forte como personagem política.

"Enquanto o governo não decide qual será seu candidato, Dilma será "usada como um biombo para levar todos os tiros nos próximos meses, enquanto o governo tem tempo de escolher um candidato definitivo" - algo que só deve ocorrer em 2010, na opinião do professor.

Da redação de Uol Notícias

Nota do Ministério Público Federal...

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará vem a público externar sua indignação contra a absolvição do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura da acusação de ter sido o mandante do assassinato da irmã Dorothy Stang.

Além de contrária às provas nos autos, a decisão - um verdadeiro prêmio à impunidade - é preocupante porque contribui para o acirramento da violência no campo. Assim, entendemos que é fundamental e urgente o fortalecimento dos sistemas de segurança pública federal e estadual nas regiões de conflitos fundiários no Pará.

Caso isso não ocorra, o MPF teme pela concretização das ameaças de morte a trabalhadores rurais, índios, quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais, defensores dos direitos humanos e religiosos que atuam no interior do Estado na defesa das minorias.

Por fim, é preciso lembrar que Vitalmiro Bastos de Moura responde à Justiça Federal por crimes ambientais e por manutenção de trabalhadoresem condições análogas às de escravos.

Nota Oficial do MPF.

Eleições na Assembléia Legislativa...

Com um ano de antecedência AL escolhe Mesa. Dalto será vice, apesar de restrições
Por Luciana Capiberibe

Durante uma reunião que durou três horas na manhã de hoje, 06, invadindo o horário da sessão, que não aconteceu, 22 deputados deliberaram sobre a nova mesa da casa, que deve tomar posse somente em fevereiro de 2009. Todos os nomes atuais foram mantidos, com exceção da atual vice-presidente da casa, deputada Francisca Favacho(PMDB), que deverá passar o cargo para o deputado Dalto Martins(PMDB).

Ponto divergente

A indicação de Dalto Martins, bancada pelo atual presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Amanajás(PSDB), foi um ponto divergente entre os deputados, pelo menos 14 deles procuraram Favacho para dizer que preferiam que ela permanecesse e durante a reunião 6 deputados expuseram motivos para que Dalto Martins não assumisse o posto. Favacho disse estar respaldando uma decisão de seu partido, o PMDB, tomada há dois anos, quando da eleição dela para a vice-presidência. Naquele momento, segundo Francisca, já teria sido definido internamente no PMDB, que Dalto a sucederia. Assim, mesmo sob resistência de pelo menos dois terços dos deputados, que utilizaram termos como “instável” e “desarmônico” para defini-lo, o deputado Dalto deverá ser eleito na próxima terça-feira vice-presidente da Assembléia Legislativa para o biênio 2009-2010.

De olho em 2010

A preocupação dos deputados reside justamente no fato de que Dalto Martins poderá presidir a Assembléia Legislativa quando da sucessão governamental em 2010, já que o presidente Jorge Amanajás deverá se licenciar para candidatar-se ao governo do estado. Porém, não é o que diz o departamento jurídico da Assembléia Legislativa, que afirma ter feito consulta jurídica que indica que nem o presidente Jorge Amanajás, nem o deputado Roberto Góes(PDT), deverão se licenciar de seus cargos na mesa da casa para candidatar-se respectivamente a Governador em 2010 e prefeito em 2008, Góes é o secretário de finanças da mesa da Assembléia.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Só pra lembrar...


Notinhas políticas...

PSC confirma candidatura como irreversível

O Partido Social Cristão confirmou a pré-candidatura do deputado Moisés Souza para a Prefeitura de Macapá com o apoio garantido de mais de cinco partidos, entre eles o PHS, o PTC, o PSL e o PSDC. O provável vice poderá vir do PTC, com o nome do coronal Abel Nascimento ou do PPS, com o nome do empresário Allan Sales. E quando perguntados se poderiam desistir para apoiar outra candidatura da base governista à resposta foi bastante sucinta: “Não há mais tempo para conversa!”.

Mordendo a língua

O deputado Edinho Duarte (PMDB) declarou que o governador Waldez Góes (PDT) cometeria infidelidade caso apoiasse outro nome que não fosse candidato do seu próprio partido – o deputado Roberto Góes (PDT) – para a Prefeitura de Macapá. Pelo visto esqueceram de avisar o deputado que o “pau que dá em Chico também dá em Francisco”... Pois o mesmo tem dito por todos os cantos que apoiará Roberto Góes mesmo que o seu partido lance o nome da deputada Fátima Pelaes (PMDB) para concorrer à PMM.

Coisa pra cabra macho

As eleições desse ano serão marcadas pelo alto índice de “acordos brancos” e infidelidades partidárias. Só resta saber quem será cabra macho para denunciar tais tipos de práticas no período eleitoral. E olha que tem muito medalhão que usará o artifício nessas eleições...

Em cima do muro

Pelo visto o presidente da Assembléia Legislativa, o Governador do Estado e o atual Prefeito da capital usarão a tática de ficar em cima do muro. Ninguém apóia ninguém. O primeiro pretende concorrer ao governo do estado em 2010 e, por isso não poderá apoiar nenhum prefeiturável isoladamente. O segundo não deverá oficializar apoio a ninguém por conta de manter unida a base de seu governo. E o último, estará dividido entre o seu partido – o PT-, o seu homem de confiança, João Trajano (PR) e a sua candidatura ao senado em 2010.

Cruz e a caldeirinha
(Da Coluna Fromm, do jornal Diário do Amapá)

Aliás, uma perguntinha que não pode calar:Como WG vai se manifestar em Santana, tendo como candidatos ao mesmo tempo Geovani, que o apoiou para a reeleição, e o colega partidário Sebastião Rocha, com quem sempre foi casa e botão, politicamente?

Fazendeiro acusado de matar irmã Dorothy é absolvido

O fazendeiro Vitalmiro Moura, acusado de ser o mandante do assassinato da missionária Dorothy Stang, foi absolvido na noite de ontem, terça-feira, dia 06 de abril, após dois dias de julgamento na 2ª Vara do Júri, em Belém (Pará). Esta é a segunda vez que o fazendeiro é julgado pelo crime.

Já Rayfran das Neves Sales, acusado de ser o executor do crime, foi condenado a 28 anos de reclusão. Este foi o terceiro julgamento de Rayfran.


Eduardo Imbiriba, o advogado de Vitalmiro Moura, negou em sua defesa que seu cliente fosse autor do crime e cobrou sua absolvição. Ele afirmou que não existe nenhuma prova concreta no processo contra Moura, mais conhecido como Bida.

Já Marilda Cantal, defensora pública de Rayfran Sales, afirmou que o crime não foi encomendado e que seu cliente só atirou na missionária por que se sentia pressionado por Dorothy e pelos colonos apoiados por ela.

A missionária norte-americana Dorothy Stang foi morta a tiros na zona rural de Anapu em 12 de fevereiro de 2005. Segundo a acusação, Vitalmiro de Moura foi o mandante e Rayfran Sales foi o executor do crime de assassinato, por conta de irmã Dorothy denunciar irregularidades na ocupação de terras por fazendeiros e grupos políticos nessa região do Estado do Pará.

É uma pena que a Justiça do Estado do Pará faça vista grossa diante das atrocidades com que muitos poderosos agem contra aqueles que lutam em prol dos humildes e dos pobres... Já ganhou notoriedade internacional a atuação do judiciário paraense que mantém impune assassinos de líderes sindicais, sem-terra, religiosos e outros ativistas sociais.

terça-feira, 6 de maio de 2008

O futuro antecipado...

Pelo visto os analistas políticos das eleições de 2008 vão enlouquecer. Tudo que menos se esperava era a antecipação da disputa eleitoral de 2010, tal que nos bastidores da política amapaense se trabalha para evitar o confronto entre as principais forças políticas já em 2008.

De um lado, o Setentrião tenta viabilizar um cenário - mesmo que seja inevitável a disputa entre os vários partidos da base - em que o jogo eleitoral não gere fissuras no consórcio governista. De outro lado, a oposição tenta construir uma frente não mais de oposição, mas de alternância do poder, que inclua os partidos de fora dos processos decisórios da política amapaense. O problema é que o cenário planejado está longe de acontecer...

Entre os analistas políticos, já soa como inevitável a disputa, ainda este ano, com os principais "medalhões" da política local nas eleições de Macapá. Pois, com a provável candidatura do vice-governador, Pedro Paulo, ao cargo de governador em 2010; com a possível dissidência entre os principais partidos da base governista e; com o favoritismo eleitoral do principal nome da oposição nas intenções de votos na capital; parece que teremos um 2010 antecipado.

É provável que entre na disputa o ex-governador, João Capiberibe (PSB), numa tentiva única de de seu partido voltar a governar um executivo no estado, já que o ex-governador tem a maior densidade eleitoral nas pesquisas de opinião.

Também já está se trabalhando a possibilidade do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Amanajás (PSDB), disputar a Prefeitura de Macapá, tendo como principal objetivo unificar a base governista e, deixando o caminho livre para Pedro Paulo (PP) concorrer ao governo em 2010, ficando para si a opção de disputar em 2014.

Por outro lado, nesse cenário seria inevitável a candidatura da ex-governadora Dalva Figueiredo (PT) para prefeitura da capital, uma vez que o seu partido sente a necessidade de manter o posto no Palácio Laurindo Banha, conforme estratégia eleitoral do PT Nacional.

É esperar pra ver...

Fátima não terá apoio de seu próprio partido...

A deputada Fátima Pelaes, pré-candidata a Prefeitura de Macapá, pelo visto não terá o apoio de seu próprio partido. É que durante a última semana, após o anúncio da desistência do empresário Jaime Nunes, que também disputava ser candidato pelo PMDB, vários "caciques" peemedebistas falaram em alto e bom som que não era prioridade a disputa pela prefeitura da capital.


O primeiro a soltar o verbo foi o senador Geovani Borges que afirmou que a prioridade do PMDB será a eleição de Santana, onde concorre como candidato, uma vez que em Macapá o partido pretende apoiar uma outra candidatura do consórcio governista. Também os deputados peemedebistas, Dalto Martins, Edinho Duarte e Franscisca Favacho, que compõem a bancada na Assembléia Legislativa, se pronunciaram dizendo que independentemente do PMBD lançar candidato à PMM, apoiarão o nome deputado Roberto Góes (PDT).

Fátima esperava que após o anúncio da desistencia de Jaime pudesse, enfim, reinar absoluta como candidata da legenda peemedebista. O presidente do Diretório Regional do PMDB ainda não se pronunciou, mas rola nos basidores que o anúncio da candidatura de Fátima seria feito com a chegada do exterior do Governador Waldez Góes (PDT).

Festival Nacional de Teatro em Macapá

Começou no último domingo, dia 04 de maio, em Macapá, I Festival Nacional do Teatro 2008.

O Teatro das Bacabeira fciou lotado do palco até o porão! A abertura do evento ficou com o espetáculo "V de Ver-o-peso", do grupo teatral Experiência, de Belém do Pará. Quem assistiu a peça garante que foi sensacional. Ela retrata de forma cômica, satírica e crítica os costumes de quem permeia o agitado dia-a-dia do mercado popular do Ver-o-peso em Belém. E já está em cartaz há duas décadas, formando gerações de atores na Amazônia.

O evento que é uma realização da Federação Amapaense de Teatro Amador (FATA), conta com patrocínio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Amapá e da Prefeitura de Macapá.

O Festival, que durará a semana inteira, até o dia 10 de maio, terá a participação de companhias do estado do Pará, Maranhão, Amazonas, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Distrito Federal e Amapá, que se apresentarão em Macapá, Santana e Laranjal do Jarí. A entrada é franca.

Foto: Blog Caneta de Prata

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Governo do Estado promove seminário para discutir política de habitação

A Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinf), do Governo do Estado do Amapá, promove nesta terça-feira, 06 de maio, no auditório do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o I Seminário Estadual de Habitação, tendo como objetivo levantar informações para subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Habitação (PEHIS), que estabelecerá as diretrizes para a política habitacional, abrangendo todos os dezesseis municípios do Estado.

O seminário terá como público alvo gestores públicos, profissionais, pesquisadores, professores, lideranças comunitárias e dirigentes de movimentos sociais, que estejam diretamente envolvidos com a questão habitacional no Amapá.

O governador Waldez Góes fará a abertura oficial do evento, que inicia às 9 horas e, em seguida apresentará os objetivos do seminário. Na programação, também consta a apresentação dos procedimentos metodológicos a serem observados na elaboração do PEHIS, pelo professor doutor Cicerino Cabral, do Pará.

Ainda pela manhã, das 10 às 12 horas, acontece a formação de grupos de trabalho para discussão dos seguintes temas: necessidades habitacionais, produção habitacional, arranjos institucionais e fontes de recursos e financiamentos. Das 14 às 16 horas será o fechamento dos trabalhos feitos em grupo e, em seguida ocorrerá a apresentação dos relatórios. O seminário encerra às 18h.

Mengão, bicampeãoooooooooo!!!!!!!!!!!


domingo, 4 de maio de 2008

Notinhas políticas...

É proibido proibir

Mesmo que o PSOL se assanhe para compor uma aliança local com PSB. O partido ainda precisa de autorização do Diretório Nacional. É que nacionalmente a legenda está proibida de coligar com qualquer partido da base do Governo Lula ou àqueles que estejam afinados com o consórcio tucano-democrata. Assim, só resta o PCB e o PSTU para uma eventual composição.

Pragmático?

Depois de levar muitas tacas nas últimas eleições em que disputou o PSB decidiu ser mais pragmático. Não dá mais pra ficar vendo a banda passar. Então, o PSB tem ampliado a conversa com todas as lideranças políticas do estado. Os papos têm rolado desde o seu antigo aliado – o PT – até a nova versão do ex-PFL – o democratas. É o resultado que está em jogo.


Deputados governistas defendem recuo de candidaturas na capital

Os parlamentares que compõe o consórcio governista na Assembléia Legislativa defendem o recuo de outras candidaturas da base nas eleições da capital. Afirmam que o candidato do Governador Waldez Góes é o deputado estadual Roberto Góes (PDT) e, que não tem justificativa existirem candidatos que não sejam o da preferência do governador. Sugerem até a saída do governo dos grupos que pretendem manter candidatura própria.

Dirigentes do PV negam aliança com PR

Os dirigentes estaduais do Partido Verde negam que já tenha sido selado acordo para apoiar a candidatura de João Trajano (PR) para a sucessão do trono de João Henrique. Admitem que atualmente o PV faz parte da base governista na capital, mas garantem os dirigentes que ninguém foi autorizado pelo partido a formalizar alianças e, ainda, informam que o PV apoiará o candidato indicado pela base do governador Waldez Góes (PDT).

sexta-feira, 2 de maio de 2008

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Festa do Trabalhador em Santana...


Hoje participei da festa promovida pela Prefeitura de Santana em comemoração ao Dia do Trabalhador. O evento aconteceu no Parque Aquático do Grego, desde às 10 horas da manhã. Foi um festão, com muitas brincadeiras, feijoada e bate-papo. O público estava bastante animado. Até rolou um concurso da Dança do Créu! Na foto, Prefeito Nogueira ao lado de servidores municipais.

Hoje é Dia Internacional do Trabalhador!!!

Passeatas, caminhadas, marchas, protestos e todos os tipos de mobilizações possíveis marcaram o Dia Internacional do Trabalhador. Mesmo num dos momentos em que se registra os maiores avanços da humanidade, ainda se luta em todos os países do planeta por direitos e melhores condições de trabalho. A exploração capitalista ainda é a mesma. Baixos salários, empregos, direitos trabalhistas e redução de altas jornadas de trabalho, continuam sendo a bandeira de luta política de milhares de trabalhadores no mundo inteiro.


É importante lembrar que o 1º de maio relembra a luta de trabalhadores manifestantes na cidade de Chicago no final do século XIX. Em 01 de maio de 1886, eles fizeram um protesto contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos e o confronto resultou na morte de vários trabalhadores. No Brasil a data é comemorada desde 1895 e, virou feriado nacional em 1925.

Notinhas políticas...

João pra lá, João pra cá
(Do blog da Alcinéa, link ao lado)

Vazou que o encontro realizado recentemente entre João Capiberibe (PSB), João Henrique (PT) e João Trajano (PR), em Brasília, foi para decidir a formação de uma dobradinha pra apoiar a candidatura de Trajano. PSB e PT não lançariam candidatos a prefeito, mas em troca Trajano, se eleito, terá que apoiar João Capiberibe para o governo e João Henrique para o Senado em 2010. Só esqueceram de combinar a dobradinha com a deputada federal Dalva Figueiredo, a manda-chuva do PT no Amapá.

Estrela solitária

A deputada Dalva Figueiredo (PT) está com o sorriso de orelha a orelha. É que foi a única pré-candidata inscrita pelo seu partido para concorrer a Prefeitura de Macapá. Antes, havia enorme possibilidade de que ocorresse prévias no PT, só que nos últimos dias Dalva tratou de fazer pazes com o deputado Joel Banha (PT), que também era pré-candidato a PMM. Só o folclórico Maniçoba tentou registrar a pré-candidatura, mas não conseguiu o número suficiente de assinaturas...

Jura?

Perguntado sobre se apoiaria uma eventual candidatura petista a sua sucessão, o prefeito João Henrique disse que sim. Pois é um “homem de partido”. O interessante é que João Henrique, mesmo ainda estando no PT, articula a candidatura de João Trajano (PR) para PMM.

Mais barulho

Aliados políticos do deputado Roberto Góes (PDT) garantem que vão dar uma forcinha para o parlamentar consolidar sua candidatura a Prefeitura de Macapá. A idéia é desvincular o nome de Roberto do Governador Waldez Góes (PDT) - que pelo visto não tomará lado nestas eleições – mostrando o seu trabalho por Macapá. Dizem nos bastidores na política que sem o vínculo com Waldez fica enfraquecida a candidatura de Roberto Góes.

Agora sim

Já noticiei várias vezes como certa a pré-candidatura da deputada Fátima Pelaes (PMDB) para a Prefeitura de Macapá. Mas parece que dessa vez já foi batido o martelo pela cúpula peemedebista, que deverá anunciar o nome da parlamentar na próxima semana. O PMDB espera a chegada do exterior do Governador Waldez Góes para fazer o anúncio. “O governador como líder maior de uma frente de partidos que compõe a base de sustentação do seu governo, não pode ficar sabendo por terceiros de uma decisão importante do seu maior aliado referente as eleições da capital” – dizem os caciques peemedebistas.

Mengão vence mais uma na Libertadores...

Mesmo se poupando para a final do Campeonato Estadual, domingo, contra o Botafogo, o timaço do Flamengo decidiu o jogo no segundo tempo, e venceu o América por 4 a 2, nesta quarta, no Estádio Azteca, no México, pela primeira partida das oitavas-de-final da Taça Libertadores. Marcinho (2), Diego Tardelli e Leonardo Moura balançaram a rede pelo Mengão. Cervantes e Mosqueda fizeram os gols do timeco do América.

Para garantir a vaga, o Flamengo pode até ter derrotas por 2 a 0 ou 3 a 1, no confronto da próxima quarta-feira, 7 de maio, no Maracanã, pelo jogo de volta. O vencedor deste embate pegará o Santos ou Despotivo Cúcuta que jogam amanhã, quinta-feira, na Vila Belmiro.

Agora, o Mengão só está esperando o Botachoro, perdão, Botafogo, para dar mais uma surra no próximo domingo.